Sistema FAEP/SENAR-PR

Área destinada ao plantio de cevada deve dobrar no Paraná em três anos

Regiões de Guarapuava e Ponta Grossa têm a maior parcela da produção

Em três anos, o Paraná deve dobrar a área destinada ao plantio de cevada. Atualmente, o estado já é o maior produtor do cereal do país, e a estimativa do Departamento de Economia Rural (Deral) é de que neste ano sejam colhidas 205 mil toneladas de cevada – o volume é 16% maior do que o registrado em 2014.

A área de produção deve ficar em 50,7 mil hectares.De toda a produção de cevada do país, 73% têm origem no Paraná.

Parte significativa da produção paranaense está concentrada em Guarapuava, na região central do estado. De acordo com dados do Deral, a estimativa para este ano é colher 153 mil toneladas em uma área de 33 mil hectares.

Maior crescimento, contudo, deve ocorrer nas áreas cultivadas na região de Ponta Grossa. O avanço, segundo o governo estadual, deve ser de 145%, atingindo a marca de 12,5 mil hectares.

A produção é estimada em 45 mil toneladas, 178% mais do que no ano passado.

Impulso

O Deral afirma que a expansão desta cultura no estado está atrelada à produção de malte, instalação de fábricas de bebidas e o crescimento das microcervejarias.

Estima-se que existam no Brasil cerca de 300 pequenas cervejarias – somente no Paraná são 45, de acordo com a Associação das Microcervejarias do Paraná (Procerva). A produção paranaense, que em 2014, foi de 350 mil litros por mês, deve chegar a 500 mil litros/mês neste ano.

Fonte: G1 PR

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio