Sistema FAEP/SENAR-PR

Após pedido da FAEP, Mapa prorroga plantio do milho e feijão 2º safra no PR

Aumento de dois decêndios no Zarc atende 170 municípios no cereal e 176 na leguminosa

O pedido da FAEP junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), na semana passada, teve resultados práticos para os produtores paranaenses. O Diário Oficial da União desta terça-feira (6) traz a retificação das portarias que estabelecem o Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) do milho safrinha e feijão 2ª safra para a temporada 2017/18 no Paraná. No ofício enviado pela Federação constava o pedido de aumento de dois decêndios no Zarc para 170 municípios produtores do cereal e 176 cidades na leguminosa.

A solicitação da FAEP surgiu a partir da demanda dos agricultores, que não poderão semear o milho e o feijão no período recomendado em função do prolongamento do ciclo da soja. O atraso na oleaginosa ocorreu em função das condições climáticas adversas em praticamente todas as regiões do Estado. A seca nos meses de setembro e outubro impediu o plantio da soja em praticamente todas as regiões. Nos meses seguintes, as chuvas acima do normal e baixa luminosidade em função dos dias nublados prolongou o desenvolvimento das plantas.

Confira as retificações das portarias:

Portaria nº 116/2017 – Feijão 2ª safra – Ano-safra 2017/18: prorroga até 20 de fevereiro o período de semeadura das cultivares do grupo I, II e III e solos 2 e 3. Ao todo foram 176 municípios paranaenses beneficiados.

Portaria nº 214/2017 – Milho 2ª safra – Ano-safra 2017/18: prorroga até 20 de fevereiro o período de semeadura das cultivares do grupo I e II, solos 1, 2 e 3, sendo que os decêndios adicionais estão na classe de risco de 40%, o maior nível.

A Portaria nº 116/2017 atende totalmente o pedido da FAEP para o feijão 2ª safra. Para o milho safrinha, no entanto, o Mapa atendeu parcialmente, estendendo a janela de plantio apenas para os municípios com vencimento do prazo até 10 de fevereiro. Para os com possibilidade de semeadura após a data não houve alteração, permanecendo os prazos anteriores.

Caso confirme a impossibilidade de semeadura do milho safrinha para estes municípios com janela posterior a 10 de fevereiro, a FAEP irá reforçar o pedido junto ao Mapa antes do vencimento do prazo.

Veja os municípios atendidos na cultura de feijão.

Veja as cidades atendidas para o milho safrinha.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio