Sistema FAEP

Após pedido do Sistema FAEP, Patrulha Rural inicia testes de conexão via satélite em viaturas

Tecnologia busca garantir comunicação em tempo real para fortalecer segurança no campo em regiões isoladas

Atendendo a uma demanda do Sistema FAEP, o governo do Paraná deu início a testes de conexão via satélite em viaturas da Patrulha Rural da Polícia Militar do Estado (PMPR). A iniciativa, lançada durante a feira agropecuária ExpoLondrina, busca enfrentar um dos principais desafios das áreas rurais: a falta de comunicação em regiões sem cobertura de internet.

O projeto integra o Programa Conectividade Rural, coordenado pela Secretaria da Inovação e Inteligência Artificial (SEIA), e prevê uma fase de testes por 30 dias, sem custo para o Estado. O objetivo é avaliar a viabilidade operacional da solução para as necessidades específicas das patrulhas em regiões remotas. A tecnologia está sendo testada em uma viatura da Patrulha Rural do 5º Batalhão da PMPR, que opera 24 horas nas áreas rurais de Londrina e Tamarana, municípios na região Norte, onde parte do território atendido carece de sinal de internet.

“O Sistema FAEP recebe relatos constantes de produtores rurais sobre as dificuldades de comunicação nas regiões mais afastadas e levamos esse problema ao governo do Estado. Agora, com os testes, é sinal de que estamos avançando em uma solução concreta. Conectividade é um item essencial para a segurança e o desenvolvimento do campo”, afirma Ágide Eduardo Meneguette, presidente interino do Sistema FAEP.

A tecnologia testada é baseada em satélites de órbita baixa, os chamados Low Earth Orbit (LEO), que oferecem conexão estável mesmo com o veículo em movimento. Além disso, o sistema conta com criptografia de dados e integração com plataformas de segurança O equipamento já apresentou bons resultados em outros Estados, como Santa Catarina, Tocantins e Amapá, e agora passa por avaliação prática no Paraná. Caso o desempenho seja positivo, a expectativa é de levar a tecnologia para todas as viaturas da Patrulha Rural.

Segurança no campo

A mobilização construída no campo em prol da segurança rural tem surtido efeito, como a redução nos furtos, crimes contra a vida, roubos em ambiente rural e furtos de veículos. Os resultados positivos têm a contribuição do trabalho conjunto da PM-PR, Sistema FAEP, sindicatos e produtores rurais. Esse esforço coletivo em torno da criação e manutenção da Patrulha Rural e o incentivo à formação de uma nova cultura de prevenção têm avançado pelas regiões agropecuárias do Estado.

Imprensa

Composto por jornalistas e diagramadores, o Departamento de Comunicação do Sistema FAEP desenvolve a divulgação das ações da entidade. Entre suas tarefas, uma é o relacionamento com a imprensa, incluindo a do setor agropecuário e também os veículos

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio