Sistema FAEP/SENAR-PR

Após pedido da FAEP, exame para mormo passa a valer só em setembro

Portaria da Adapar também exige vacina contra influenza equina

A partir do dia 1º de setembro deste ano, o ingresso de equídeos (cavalos, mulas, jumentos, etc.) no Paraná só será permitido mediante apresentação de laudo laboratorial negativo para o mormo, doença infectocontagiosa que pode acometer até seres humanos. A exigência foi publicada na Portaria nº 183, publicada pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

A medida também prevê, a partir desta data, a exigência de vacinação contra influenza equina, devidamente comprovada por atestado e/ou carteira de vacinação. Os documentos são necessários tanto para participar de competições e exposições agropecuárias quanto para outras finalidades. No caso das exposições/competições, o laudo para o mormo deve ter sido expedido por laboratório cadastrado junto ao Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contar com prazo de validade suficiente para cobrir toda duração do evento.

De acordo com a médica veterinária do Departamento Técnico Econômico (Detec) do Sistema FAEP/SENAR-PR, Nicolle Wilsek, antes da portaria a vacina contra influenza não era obrigatória. “Apenas para emissão de GTA [Guia de Trânsito Animal] era necessário a emissão de atestado sanitário para influenza e o laudo negativo para anemia infecciosa equina”, explica.

Ainda segundo a técnica, essa obrigatoriedade foi estabelecida pelo Mapa em março de 2018, para que os serviços sanitários estaduais adequassem suas próprias legislações. A partir de então, a Adapar estabeleceu o prazo de 1º de julho para a exigência entrar em vigor no Paraná.

Veja também como o veterinário deve preencher a carteirinha de vacinação

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio