Sistema FAEP/SENAR-PR

Após amargar dificuldades, avicultores veem luz no fim do túnel

Embargos, barreiras tarifarias, greve dos transportes e outros episódios ocorridos dentro e fora do Brasil abalaram a cadeia de aves nos últimos meses. Felizmente, o pior já passou

A avicultura brasileira é uma potência mundial. O Brasil ocupa o posto de maior exportador e segundo maior produtor de frango do planeta, fruto de trabalho, pesquisa e investimentos em todos os elos da cadeia produtiva, que nos últimos dez anos viveu um período bastante próspero. No que pese dificuldades pontuais – que são comuns em qualquer atividade –, desde março do ano passado o setor vem enfrentando um calvário de sucessivos episódios ocorridos nos cenários interno e externo, que impactaram toda a cadeia, trazendo consequências desastrosas, como fechamento de unidades, perda de mercados e outras sequelas que ainda devem demorar algum tempo para serem sanadas.

Maior produtor e exportador de frangos do Brasil, o Paraná foi especialmente atingido neste processo. Segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a exportação da carne de frango paranaense no primeiro semestre deste ano recuou 2% em volume, de 903 mil toneladas em 2017 para 881 mil toneladas em 2018, e 7% em receita, de US$ 1,455 bilhão para US$ 1,354 bilhão no mesmo período. Em todo Brasil, a estimativa da ABPA é que a produção de carne de frango apresente redução entre 1% e 2% este ano, quebrando a previsão de crescimento de 2% a 4% no início do ano.

Essa redução acompanha a diminuição no alojamento de pintinhos. De acordo com dados da Associação Brasileira dos Produtores de Pintos de Corte (Apinco), o alojamento de aves neste primeiro semestre caiu 4,2% no território nacional. No Paraná, essa redução foi de 7,2% no mesmo período.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio