Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 07/06/2019 - 10h44
Postado em Destaques, Febre Aftosa, Notícias

07/06/2019 10h44 - Postado em Destaques, Febre Aftosa, Notícias

Anibelli aborda retirada da vacina contra aftosa na Alep

Em sessão plenária, o deputado estadual ressaltou a importância da decisão para o Paraná

No dia 4 de junho, o deputado estadual Antônio Anibelli Neto (MDB) levantou a discussão sobre a retirada da vacinação contra febre aftosa no Paraná e a conquista do novo status sanitário do Estado durante sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Em seu pronunciamento, Anibelli, que preside a Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, destacou a importância dos fóruns realizados pelo governo do Estado com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e outras instituições, que aconteceram durante o mês de maio em seis municípios do Paraná.

“Foram pessoas de diversos municípios, tirando as dúvidas, dizendo como está o Paraná em relação aos demais Estados. Não falo com o sentimento político, mas com o embasamento técnico pautado em auditorias que o Mapa [Ministério da Agricultura] fez”, ressaltou Anibelli.

O deputado apontou a ausência de circulação do vírus da aftosa no Estado e que esse é o momento para a união da sociedade paranaense em prol do tema. “É o sonho de milhares de paranaenses que o Estado seja livre da aftosa sem vacinação”, destacou, no pronunciamento.

Anibelli, ainda, reforçou a importância dos encontros do Fórum Regional Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação por trazerem informações técnicas e objetivas para que o novo status se concretize. “Estou extremamente feliz em percorrer o Estado do Paraná, em participar desse fórum e discutir com a sociedade a respeito do momento que vivemos. Tenho a convicção que a estratégia adotada pelo governador através do secretário de Agricultura é a melhor possível e deve avançar com responsabilidade […] independentemente de quem é governo ou oposição, o povo paranaense vai sair ganhando muito com isso”, concluiu.

Fóruns

Durante o mês de maio, os encontros do Fórum Regional Paraná Livre de Febre Aftosa Sem Vacinação percorreram os municípios de Paranavaí (14), Cornélio Procópio (15), Guarapuava (21), Pato Branco (22), Cascavel (23) e Curitiba (29). Os eventos contaram com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR, Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento (Seab), Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores Familiares do Estado do Paraná (Fetaep), Sistema Ocepar, além de entidades locais que colaboraram com recursos físicos, como prefeituras, Sociedades Rurais de Cornélio Procópio e Pato Branco, Fiep e Unicentro.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Título da Postagem: Anibelli aborda retirada da vacina contra aftosa na Alep

imprensa@faep.com.br