Eliane do Rocio Vieira – Curitiba/SEED
“É importante que os docentes articulem os encaminhamentos metodológicos, tanto do programa Agrinho, quanto da política estadual de educação ambiental”
Rosilaine Mortella – Curitiba/SEED
“Dentro da secretaria de educação vamos reunir os coordenadores, para que eles levem o programa Agrinho para ser desenvolvido nas suas escolas”.
Solange Zaghi – Cianorte
“Vamos incentivar a participação e a implementação desse projeto na prática pedagógica, tendo o programa como um complemento do currículo escolar”.
Maria Isabel – Londrina
“Felizmente temos uma parceria muito boa com o SENAR-PR e a divulgação acontece de forma intensa. Agora vamos conversar de perto com os professores para que ele seja implementado em sala de aula”.
Luci Helena Gasparotto Moser – Apucarana
“Já temos um trabalho em andamento. Agora vamos ampliar a divulgação para que esse seminário tenha bastante participação das escolas estaduais”.
Maria Américo – Umuarama
“Vamos incentivar os diretores das escolas a participar e fazer uma proposta para toda comunidade se envolver”.
Mariangela Viana – Pato Branco
“Já estamos com 90% das escolas estaduais participando, a intenção é divulgar o programa para chegar a 100% das escolas”.
Lidia Nanci Santos – Pitanga
“Primeiramente vamos incentivar a participação dos professores. Felizmente Pitanga já tem um histórico de participação no programa”.
Jiane Ribeiro Chik – Guarapuava
“Vamos incentivar os professores a usarem esse programa e mostrar que dá para ir além do quadro negro e do giz em sala de aula”.
Luiz Balan – Maringá
“Vamos mostrar tanto para os professores quanto para os pais dos alunos que o Agrinho vai muito além da temática do meio ambiente”.
Maurício Angelo dos Santos – Paranavaí
“A partir dos conhecimentos obtidos aqui vamos levar para os colégios uma proposta de trabalho integrado com os alunos e a comunidade escolar”.
Sandra Cristina Fellipe – Ivaiporã
“Agora que já conhecemos o material, vamos leva-lo para toda equipe e trabalhar com os pedagogos para que eles abracem a causa”.
Nádia Sales – Foz do Iguaçu
“Temos como principal elo para este trabalho os pedagogos, trabalhar o Agrinho com eles será o primeiro passo para difundir a ideia em cada escola”.
Adriana Tostanowski – Ponta Grossa
“A primeira etapa é o contato com a gestão das escolas e com os pedagogos. Eles precisam conhecer a importância desse material”.
Rejane München – Toledo
“Falo constantemente sobre a diversidade de temáticas presentes no Agrinho, que integram todas as disciplinas”.
Gisele Isoton – Dois Vizinhos
“Vamos mostrar que o material pode ser usado em várias temáticas, e que é algo possível de ser implementado”.
Rosemeire Vesaro – União da Vitória
“Já divulgamos para as escolas, agora vamos conversar com os professores e ajuda-los no que for preciso”.
Rosa Maria Campos – Cornélio Procópio
“Nosso objetivo é integrar toda a equipe com o material do Agrinho, que integra todas as disciplinas”.
Ieda Maria Santos – Jacarezinho
“Temos uma pessoa que coordena esse trabalho, vamos dar apoio para que ela possa desenvolver esse trabalho e que mais escolas participem”.
Hilda Morais Ribeiro – Ibaiti
“Vamos divulgar o programa, conversar com os professores e fazer eles perceberem a importância desse trabalho”.
Regiane Timótio Baldi – Campo Mourão
“Vamos unir as escolas em torno do projeto e fazer com que as ações sejam efetivadas pelos professores”.
Edna Aparecida Filipin – Goioerê
“Vamos envolver todas as escolas do município, por meio de visitas, para desenvolver o que cabe a elas”.
Fabiane Rodrigues – Paranaguá
“A primeira coisa é ver em que situação estão as secretarias municipais em relação ao programa e fortalecer sua presença nas escolas estaduais”.
Marli Marqueviski – Laranjeiras do Sul
“Vamos fortalecer o Agrinho divulgando o programa para a equipe pedagógica e fazendo visitas nas escolas e trabalhando com os professores”.
Deize Mara Inácio Silva – Loanda
“Como nosso núcleo atende 12 municípios, vamos levar esse projeto e tentar unir as escolas municipais e estaduais”.
Meirielli Gusso Cobalchini – Área Metropolitana Sul
“Vamos divulgar para as escolas estaduais, porque nas prefeituras já tem bastante conhecimento sobre o programa”.
Patrícia Portela – Irati
“Vamos fazer um trabalho mais aprofundado junto às pedagogas, fazer um dia de estudo para mostrar que o material é bom e pode ser utilizado”.
Adriana Biancato – Cascavel
“Para quebrar a resistência vamos ter que, em cada caso, em cada formação e reunião, levar esses subsídios e tentar fundamentá-los”.
Paulo Henrique Schwalm – Francisco Beltrão
“Nas reuniões vamos esclarecer mais os objetivos do programa e disseminá-lo através dos documentadores escolares”.
Ana Maria de Souza – Wenceslau Braz
“Vamos fazer uma formação com o material que recebemos aqui e chamar um município que tem mais experiência no programa para contar da experiência dele”.
Roseli Correia Casagrande – Assis Chateaubriand
“Temos no núcleo um técnico responsável pelo Agrinho, vamos sentar com ele e fazer um trabalho junto às escolas e os pedagogos”.
Suliane Costa de Oliveira – Área Metropolitana Norte
“Primeiro vamso divulgar o seminário para os professores e num segundo momento reunir os pedagogos, grêmios estudantis, para eles também ajudarem a divulgar esse trabalho dentro da escola”.
Sueli Beker – Curitiba
“Aqui em Curitiba existe uma falsa ideia de que o Agrinho só fala das coisas do cmapo. Vamos desmistificar isso”.
Maria Clarisse – Telêmaco Borba
“Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito, romper a resistência e fazercom que mais professores usem o material”.
Glauco Teixeira – Curitiba/SEED
“Dentro da secretaria podemos articular com outros departamentos e também com os núcleos regionais de educação o fortalecimento do programa”.
Comentar