Sistema FAEP/SENAR-PR

Alunos do JAA de Ribeirão do Pinhal visitam Estação Agroecológica Experimental

Local produz verduras, legumes e frutas, com manejo orgânico, no sistema de canteiros consorciados, estufa e sistema agroflorestal

Os alunos do curso Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) do município de Ribeirão do Pinhal visitaram a Estação Agroecológica Experimental ‘Terra Livre’ do Núcleo de Estudos de Agroecologia e Territórios (Neat) da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp). No local, são produzidos verduras, legumes e frutas, com manejo orgânico, no sistema de canteiros consorciados, estufa e sistema agroflorestal.

Os jovens do curso promovido pelo SENAR-PR, com idade de 14 a 16 anos, estavam acompanhados da engenheira agrônoma e instrutora do SENAR-PR  Lidiane Braga. Segundo a profissional, esse contato da turma com a produção orgânica agrega conhecimento. “No Neat, eles aprender de forma mais dinâmica sobre o manejo orgânico, a assistência técnica dos bolsistas e até o processo de certificação”, disse, lembrando que muitos são filhos de produtores rurais e podem apresentar para eles uma nova opção para o cultivo.

No período da manhã, os jovens foram recepcionados pelos engenheiros agrônomos Igor Graciano e Maria Eliza Brumatti, bolsistas do Neat, que explicaram a importância da agroecologia e os trabalhos realizados no Programa Paranaense de Certificação de Produtos Orgânicos (PPCPO). Já no período da tarde, os estagiários José Iesque Junior e Luiz Antônio Garcia Junior apresentaram uma experiência prática e ensinaram os visitantes a colher hortaliças. Ao final, os alunos puderam levar a sua colheita para casa.  “Gostei da horta, nunca havia colhido alfaces e pretendo um dia ter a minha própria horta orgânica”, contou Maria Eduarda Andrade Melo dos Santos, aluna do JAA.

Para o coordenador do Neat, professor Rogério Macedo, a visita em campo leva os jovens para a realidade do agricultor. “Os jovens de hoje em dia estão cada vez mais reféns da tecnologia e tira-los da frente do celular para aprender sobre agroecologia, sobre a realidade do agricultor que trabalha de forma responsável, é muito bom”, disse. Segundo Macedo, o núcleo está sempre de portas abertas para a comunidade para disseminação dos trabalhos realizados no Norte Pioneiro.

Autora: Daniani Souza

Fotos: Jean Guerino

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio