Sistema FAEP/SENAR-PR

Alerta vermelho: helicoverpa já provoca prejuízos na safra 2013/14

No Paraná, a helicoverpa se multiplicou na buva e está aguardando a imersão das plantas que foram cultivadas.Em Mato Grosso e São Paulo também foram registrados diversos casos de ataque da praga, onde a lagarta que estava no milheto, tiguera das lavouras ou ervas invasoras, atacou a soja e o milho recém-emergidos causando um grande estrago.

Diante deste fato, o conselho técnico da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) recomenda que os produtores baianos vistoriem suas lavouras para detectar a presença de lagartas, uma vez que, em função da chuva que ocorreu no dia 07 de outubro, já existem muitas plantas germinadas nas lavouras; quer seja tigueras das culturas, milheto ou mesmo ervas invasoras. Houve ainda, no Oeste da Bahia, plantios isolados de milho e feijão gurutuba, que estão em sua fase inicial de desenvolvimento. Também, nestes últimos dias,foram realizados plantios de soja e milho que deverão emergir ao longo desta semana com a chuva ocorrida no último fim de semana.

Por tudo isso, a orientação, segundo o presidente do Conselho Técnico, Antônio Grespan,é que, de preferência, os produtores antecipem as dessecações para que não ocorra uma grande disseminação de mariposas quando as culturas plantadas emergirem.  “Não podemos permitir que a helicoverpa, na Bahia, chegue no tamanho nem no nível de infestação de outros Estados.Quanto maior a lagarta, mais difícil fica o combate.”, afirmou Grespan.

Fonte: Aiba – 22/10/2013

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio