Sistema FAEP/SENAR-PR

AgRural reduz estimativa de soja para 116,9 milhões de toneladas

A consultoria prevê uma quebra de 4,5 milhões de toneladas em relação aos números divulgados no final de novembro

A AgRural divulgou na tarde desta quarta-feira mais uma estimativa para a safra de soja 2018/2019. A consultoria prevê a colheita de 116,9 milhões de toneladas, volume 4,5 milhões de toneladas inferior às 121,4 milhões estimadas no último levantamento, divulgado em 30 de março do ano passado. A produção deve ficar também abaixo das 119,3 milhões de toneladas colhidas na safra passada.

Os analistas destacam os efeitos das irregularidades das chuvas e o forte calor que marcaram o mês de dezembro em alguns estados, principalmente no Paraná e em Mato Grosso do Sul, “que tiraram do Brasil a chance de ter mais uma safra recorde de soja”.

Eles explicam que a estimativa de produção de 116,9 milhões de toneladas é baseada em área de 35,9 milhões de hectares (inalterada em relação à estimativa anterior e 720 mil hectares superior à do ciclo passado) e em produtividade de 54,3 sacas por hectare, contra 56,4 sacas na estimativa de 30 de novembro e 56,6 sacas na safra passada. “Produtividade e produção serão revisados no início de fevereiro e podem ser reduzidos novamente caso as condições climáticas sejam desfavoráveis às lavouras nas próximas semanas.”

A AgRural alertou sobre o risco de perdas no início de dezembro, quando a falta de chuva e o aumento das temperaturas passaram a preocupar os produtores do Paraná e de Mato Grosso do Sul. Ele lembram que plantio foi o mais rápido da história e as condições iniciais apontavam chance de mais uma safra recorde no Brasil.

A previsão é de quebra de 2,5 milhões de toneladas no Paraná, 1 milhão em Mato Grosso do Sul e 1 milhão nos demais estados. Eles explicam que as perdas se concentram em áreas semeadas em setembro, com variedades de ciclo mais curto, “cujas lavouras não aprofundaram suficientemente as raízes, devido à umidade presente no plantio”.

No Paraná, a produtividade média estimada neste momento pela AgRural é de 52,5 sacas por hectare – a mais baixa desde a safra 2015/16. Todas as regiões do estado foram atingidas pela estiagem e pelo calor, mas as maiores perdas se concentram no oeste, que planta mais cedo.

Para Mato Grosso do Sul, cujas perdas são mais severas em sua porção sul, a produtividade estimada neste momento é de 52,7 sacas por hectare – também a mais baixa desde 2015/16.

Segundo a AgRural, apesar de continuar sendo o destaque positivo da safra 2018/19, Mato Grosso também sentiu os efeitos da distribuição irregular das chuvas e das altas temperaturas de dezembro. “Em alguns pontos, o excesso de chuva também causou perda de potencial. Por isso, a AgRural reduziu sua estimativa de produtividade média para o estado para 56,6 sacas por hectare – ainda em linha, porém, com o recorde obtido na safra passada. A expectativa de melhora da produtividade nas áreas que serão colhidas a partir de 15 de janeiro justifica a boa média esperada em Mato Grosso.”

Os levantamentos indicam que as colheitadeiras já estão em campo em Mato Grosso, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Rondônia e pontos isolados de Minas Gerais e São Paulo. Os primeiros números de colheita da safra 2018/19 de soja serão divulgados pela AgRural na sexta-feira (11).

Milho

As temperaturas altas e a distribuição irregular das chuvas também impactaram a produtividade da safra 2018/19 de milho verão no Sul do Brasil. As maiores perdas estão no Paraná, mas cortes também foram feitos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Não houve alteração nos números de São Paulo, Minas Gerais e Goiás, que plantam mais tarde e terão revisão em fevereiro.

Com os ajustes no Sul, a produção de milho verão do Centro-Sul do Brasil é estimada agora pela AgRural em 21,3 milhões de toneladas, contra 21,6 milhões na estimativa de 30 de novembro e 20,3 milhões de toneladas em 2017/18. A produção é baseada em área de 2,927 milhões de hectares (73 mil hectares acima da safra passada) e em produtividade média de 121,5 sacas por hectare, ante 123,5 sacas na estimativa prévia e 118,3 sacas no ciclo anterior.

Brasil

Combinando os números da AgRural para o Centro-Sul com as estimativas da Conab para o Norte/Nordeste, a produção de milho verão 2018/19 do Brasil fica em 27,1 milhões de toneladas, ligeiramente acima dos 26,8 milhões de toneladas de 2017/18.

Fonte: Revista Globo Rural

Bruna Fioroni

Jornalista com formação em UX Writing e UX Design. Tem experiência em produção de reportagens e roteiros, criação de conteúdo multimídia, desenvolvimento de estratégias de comunicação e planejamento de campanhas de marketing, com foco na experiência do usuário. Atualmente faz parte da equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio