Sistema FAEP/SENAR-PR

Agroindústrias do RS vão produzir etanol a partir de arroz

 Para dar destinação ao arroz que não tem mercado para alimentação humana, duas agroindústrias do Rio Grande do Sul decidiram usar o grão para produzir etanol. Ainda em escala experimental, os projetos estão sendo executados nas cidades gaúchas de São Borja e Camaquã e consistem no uso de grãos quebrados dos tipos 3 e 4., segundo informações da Agência Brasil.
O arroz tem uma produtividade para etanol que pode ser equivalente ao rendimento da cana de açúcar, e é superior a do sorgo e do trigo (420 litros de etanol por tonelada de arroz, contra 400 litros de etanol por tonelada de trigo), segundo afirmou à Agência Brasil o engenheiro agrônomo Valdecir Zonin, especialista em biocombustível da Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul. Ele acrescenta que, em volume de litros, a capacidade de produção de etanol com arroz é o dobro da capacidade de produção de biodiesel com soja.
Para o especialista, o aproveitamento de pequena parte da produção do arroz para fabricação de etanol diminuirá o excesso de estoque e pode aumentar o preço do produto. "Se consumir 500 mil toneladas por ano, temos o suficiente para mexer com a estrutura do mercado. Isso interessa aos produtores porque vai equalizar os preços".
A Embrapa Clima Temperado, com sede em Pelotas (RS), está desenvolvendo um grão propício para a produção de etanol, com o dobro do tamanho da média. A nova linhagem de arroz, apelidada como gigante, foi apresentada na abertura oficial da colheita deste ano (fevereiro) e poderá chegar ao mercado em 2013 ou 2014.
FOnte: Valor, com Agência Brasil

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio