Sistema FAEP/SENAR-PR

Agroindústrias aprovam trabalho feito pelo Núcleo de Cadecs no Paraná

Projeto desenvolvido e coordenado pelo Sistema FAEP/SENAR-PR colabora com as negociações entre produtores e indústria

O Núcleo de Cadecs do Paraná, projeto desenvolvido e coordenador pelo Sistema FAEP/SENAR-PR, esteve na pauta das cadeias produtivas de aves e suínos do Estado. No dia 3 de setembro, reunião realizada na sede da entidade, em Curitiba, contou com a participação de membros da diretoria do Núcleo de Cadecs e representantes de algumas das principais agroindústrias. Na ocasião, a forma de atuação do Núcleo de Cadecs para o fortalecimento e sustentabilidade do setor produtivo foi apresentado, em detalhes, para as integrantes das unidades industriais, reforçando o objetivo de estreitar e tornar mais dinâmico o diálogo entre os elos da cadeia.

Em agosto de 2017, o Sistema FAEP/SENAR-PR lançou o Núcleo de Cadecs como ferramenta para fortalecer a atuação das Comissões já existentes pelo Estado e das que ainda serão constituídas futuramente. Hoje, 95% das 33 unidades industriais de avicultura e 25% das 11 de suinocultura contam com Comissões constituídas.

A formação das Comissões de Acompanhamento, Desenvolvimento e Conciliação da Integração (Cadecs) atende a Lei n.º 13.288/2016, conhecida como Lei de Integração, aprovada pelo governo federal em maio de 2016. As Cadecs contam com o mesmo número de representantes do setor produtivo e das empresas, com regimento interno próprio, que define, entre outras coisas, a periodicidade das reuniões.

“O Núcleo fortalece ainda mais as Cadecs. Essa ferramenta dá respaldo para o trabalho. Quando a Comissão de uma indústria não conseguir resolver uma eventual pendência, a ideia é que o Núcleo entre em ação para mediar esse trabalho”, ressalta Carlos Bonfim, presidente do Núcleo de Cadecs. “A situação das duas proteínas está bastante desequilibrada. Precisamos reencontrar esse equilíbrio para fortalecer as atividades”, complementa.

Leia a matéria completa no Boletim Informativo.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio