Sistema FAEP

Agricultor dos EUA conta com polícia a no máximo 20 minutos de distância

Reportagem do Canal Rural confere se os fazendeiros americanos enfrentam desafios parecidos com os dos produtores brasileiros

Enquanto o produtor brasileiro sofre com a insegurança no campo, o fazendeiro norte-americano Kenneth Lunt, do estado de Iowa, nos Estados Unidos, está há 42 anos na propriedade e garante que nunca sofreu nas mãos de criminosos, nem teve nada furtado ou roubado. A presença de um xerife e força policial a 32 quilômetros (cerca de 20 milhas) explica essa realidade. “Temos, provavelmente, uns quatro ou cinco policiais o tempo todo. Você disca e chega alguém aqui em 15 minutos; se for no meio da noite, talvez 20 minutos, no máximo. Criminalidade não é um problema”, afirma Lunt.

Em visita a propriedades rurais norte-americanas, a reportagem do Canal Rural também encontrou outra grande diferença entre a realidades do agro nos EUA e no Brasil: a logística de escoamento. Enquanto o produtor brasileiro se ressente de péssimas condições das rodovias, ausência quase completa de ferrovias e filas nos portos, Lunt conta com asfalto rente à sede da propriedade e um terminal ferroviário a 40 quilômetros – ele estima em 30 minutos o tempo gasto para ir até lá. Ao ser questionado sobre a média nos EUA, ele disse que não é superior a 80 quilômetros ou 50 milhas.

“Temos bastante malha ferroviária e estamos sempre a 3 ou 4 milhas (de 5 a 6,5 km, aproximadamente) de uma rodovia pavimentada, asfaltada. Há também algumas estradinhas pequenas com cascalho, mas são bem cuidadas”, diz o agricultor americano.

Matéria completa: Canal Rural.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

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