Sistema FAEP/SENAR-PR

ABPA vê recuperação no 2º semestre, mas exportação de frango segue menor

Entidade afirma que médias mensais embarcadas têm sido maiores desde julho, mas resultados ainda não revertem cenário acumulado no ano

Mesmo com o ritmo menor em relação a outubro, as exportações de carne de frango registradas em novembro confirmam a recuperação das vendas externas do setor neste segundo semestre. É o que avalia a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), que representa a indústria do setor.

“Apesar de menor em relação ao mês anterior, o desempenho de novembro confirma a recuperação do setor no segundo semestre, cuja média de embarques mensais de 382,2 mil toneladas, é 4,3% superior ao registrado no ano passado”, diz Francisco Turra, presidente da ABPA, em nota da entidade.

Em que pese a avaliação positiva, os resultados dos últimos meses ainda não são suficientes para reverter o cenário registrado ao longo do ano. Só em novembro, o volume embarcado de carne de frango in natura e industrializada caiu 1% (322,1 mil toneladas) e a receita (US$ 527,3 milhões) foi 5% menor na comparação com o mesmo mês em 2017.

No acumulado de janeiro a novembro, os 3,748 milhões de toneladas exportados representaram uma retração de 6,3% no volume em relação ao mesmo período no ano passado. O faturamento dos exportadores foi 10,8% menor, totalizando US$ 5,991 bilhões.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio