Sistema FAEP
A Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) nasceu, oficialmente, em 16 de dezembro de 1965, quando o Ministério do Trabalho e Previdência Social outorgou à entidade sua Carta Sindical. Com isso, a FAEP passou a coordenar e a representar os produtores rurais no Paraná, vinculada à então Confederação Nacional da Agricultura (CNA).


Ágide Eduardo Meneguette

Presidente interino do Sistema FAEP

Presidente do conselho administrativo do SENAR-PR
Membro do Conselho Deliberativo e Comitê de Compliance SEBRAE-PR
Membro do Conselho Executivo do Instituto Pensar Agropecuária (IPA)
Membro do Conselho de Administração do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná)
Membro do Conselho de Administração da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR)


História dos presidentes

Da esquerda para direita, em ordem cronológica: ) Francisco Bertagnoli primeiro presidente, esteve a frente da entidade entre 1964 e 1967. Também ocupou o cargo de agrônomo do Ministério da Agricultura e Pecuária, lotado em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. ) Paulo Patriani segundo presidente entre 1967 e 1973, também ocupou os cargos de secretário da Agricultura do Paraná e vice-presidente da CNA, este entre os anos de 1967 e 1972.
) Mário Stadler de Souza: sua gestão (1973 e 1985) foi marcada pelo fortalecimento da representatividade dos produtores. Ele também promoveu a criação de um centro de estudos que reunia especialistas e pesquisadores, voltados ao desenvolvimento de capacitações para produtores e soluções para o setor. ) Paulo Ribeiro Carneiro ocupou diversos cargos de destaque no Instituto Brasileiro do Café (IBC) e no Porto de Paranaguá. Também foi secretário de Agricultura do Paraná, no governo de Jayme Canet. Presidiu a FAEP de 1985 a 1991, promovendo avanços em diversas frentes, como o fortalecimento do sistema de sanidade animal. 5º e atual) Ágide Meneguette, mais longevo e mais importante líder da FAEP, preside a entidade desde 1991. Ao longo de sua gestão, empunhou inúmeras bandeiras em defesa do setor agropecuário, desde o fortalecimento dos sindicatos rurais até a profissionalização do setor agropecuário. Meneguette também foi o responsável, em 1993, pela criação do SENAR-PR, que anualmente leva capacitação a milhares de produtores rurais.


Sindicatos rurais

O apoio à estruturação e à operação dos sindicatos rurais paranaenses são outro mérito da FAEP. Como representante legal dos produtores do Paraná, a entidade consegue ampliar sua rede de abrangência por meio dos mais de 160 sindicatos rurais. As entidades servem como um posto avançado nos municípios, recebendo demandas e encampando medidas em defesa do produtor rural.


Conquistas

A história da FAEP é marcada por incontáveis lutas e inúmeras conquistas, obtidas a partir da atuação conjunta com sindicatos rurais e outras entidades. As vitórias se dão em diversas áreas, como política agrícola, meio ambiente, sanidade, energias e questões fundiárias. Essas ações surgiram a partir da demanda dos próprios produtores rurais.


Viagens técnicas

Há mais de duas décadas, a FAEP vem promovendo viagens técnicas internacionais para que a classe rural possa conhecer técnicas de vanguarda na agropecuária. Estrategicamente, participam destas expedições presidentes de sindicatos, produtores rurais e lideranças políticas ligadas ao setor, que poderão inspirar futuras políticas públicas. Viagens técnicas já foram realizadas para os Estados Unidos, Canadá, Argentina, Itália, Áustria, Alemanha, França e Israel.


Conselhos e Comissões técnicas

Com cadeias produtivas cada vez mais complexas, a FAEP liderou a criação dos conselhos paritários de produtores e indústrias de cana-de-açúcar (Consecana), em 2000, e de leite (Conseleite), em 2002. A entidade também conta com dez comissões técnicas para a discussão das mais variadas cadeias produtivas.


Comissão Estadual de Mulheres da FAEP

Desde a criação em 2021, a Comissão Estadual de Mulheres da FAEP (CEMF) assumiu um papel importante no fortalecimento do sistema sindical rural paranaense. Por meio da capacitação de novas lideranças e incentivo à participação feminina no setor, o movimento ganhou reconhecimento nacional, inspirando a criação de comissões locais e o engajamento das agricultoras e pecuaristas.


Revista Boletim Informativo

Há quase quatro décadas, a revista Boletim Informativo coloca os produtores rurais e a agropecuária do Paraná no papel de destaque que merecem. Ao longo dessa trajetória, o periódico se consolidou como um veículo especializado de referência nacional, sempre levando informação de qualidade.


Junte-se a nós no Instagram!

Você também pode se interessar

Boletim no Rádio