Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 17/06/2021 - 09h11
Postado em Agrinho, Destaques, Notícias, Senar - PR, SENAR-PR

17/06/2021 09h11 - Postado em Agrinho, Destaques, Notícias, Senar - PR, SENAR-PR

2ª Concurso para vídeos educativos terá premiações estadual e nacional

Serão 10 instrutores vencedores no Paraná, que posteriormente vão representar o SENAR-PR

O SENAR Nacional está promovendo o 2º Prêmio Nacional de Vídeos Educativos de Formação Profissional (FPR) e Promoção Social (PS), destinados aos instrutores vinculados às administrações regionais. O concurso busca reconhecer o trabalho do instrutor engajado na produção de vídeos para disseminação do conhecimento ao público rural. Na edição de 2021, serão dez prêmios para instrutores, entre projetores multimídia e tabletes.

Assim como no ano passado, a primeira etapa do concurso é estadual. Os instrutores do SENAR-PR devem enviar seus vídeos, entre três e oito minutos, em mp4 e na horizontal, para o e-mail tecnico@senarpr.org.br. O arquivo deve ser nomeado com o tema do vídeo e nome do instrutor e encaminhado junto com o formulário de inscrição preenchido e assinado (o regulamento e a ficha de inscrição estão logo abaixo). O prazo final para envio é 15 de julho.

Na etapa estadual, os 10 instrutores selecionados pelo SENAR-PR serão premiados com um projetor multimídia cada um dos três primeiros colocados e um tablet do 4º ao 10º lugar cada e seus vídeos encaminhados para a etapa nacional, que tem como prêmio celulares com tripé. A data para a revelação dos vencedores pelo SENAR Nacional ainda será definida.

Em sua segunda edição, o concurso pretende fomentar a produção de videoaulas relacionadas às atividades de desenvolvimento profissional e social de pessoas que vivem e/ou trabalham no campo. Ainda, reforçar a importância de dinamizar a troca de conhecimentos entre os instrutores e o público rural. “Em tempos de pandemia, os materiais audiovisuais são um valioso estímulo para continuar oferecendo educação e informação de qualidade para o campo. Além de ser uma maneira inovadora de diversificar os recursos educacionais para despertar o interesse do público”, destaca a superintendente do SENAR-PR, Débora Grimm.

Critérios de avaliação

Todos os vídeos enviados serão analisados de acordo com critérios previamente divulgados no regulamento do concurso: postura didática e técnica do instrutor; conteúdo educativo com caráter propositivo; qualidade das imagens e áudio; criatividade e originalidade; pertinência do tema; contextualização das informações; e inserção de gráficos, imagens, ilustrações, mapas mentais, entre outros.

Para a escolha do tema, o instrutor deve considerar os planos das ações de FPR e de PS, identificando alguma atividade prática que possa ser demonstrada em um vídeo. Deve ser considerada também a relevância para o setor rural e sua aplicabilidade e contribuição para o produtor e trabalhador rural.

Edição 2020

O Prêmio Nacional de Vídeos Educativos teve sua primeira edição em 2020, com a participação de 17 administrações regionais e um total de 66 vídeos de instrutores participantes. Na etapa estadual, cinco vídeos foram selecionados pelo SENAR-PR para concorrer à fase nacional e cada instrutor levou um notebook como prêmio.

No final do concurso, cinco materiais audiovisuais foram classificados para a premiação – entre eles, o trabalho “O computador e seus componentes básicos”, elaborado pelo instrutor do SENAR-PR Marcelo Ferreira Guimarães. Os vencedores ganharam como prêmio um celular com tripé.

Os vídeos premiados e outros que obtiveram pontuação relevante compuseram o lançamento da “Coleção SENAR – Vídeos”, um espaço de compartilhamento de informações para o produtor e trabalhador rural.

imprensa@faep.com.br