Sistema FAEP/SENAR-PR

Valor pago pela saca da batata sobe no Paraná

Até o momento, 55% das lavouras já foram colhidas. Preço baixo no primeiro trimestre do ano é reflexo da grande oferta do tubérculo

Depois de um início de ano com baixos preços, a batata volta a animar os produtores paranaenses. Em janeiro deste ano, a saca de 50 quilos do tubérculo estava sendo comercializada em torno de R$ 20. Em maio, esse preço saltou para R$ 52,91, segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab).

Apesar da melhora, na comparação com maio de 2016 houve redução de 55% no preço pago aos produtores. A explicação está na oferta do produto, que ano passado foi bastante prejudicada por problemas climáticos. Segundo os técnicos do Deral, neste ano houve crescimento na área plantada e também na produtividade. Em 2016, a batata ocupou 13.194 hectares, com produtividade média de 24 mil toneladas por hectare. Neste ano, a área ficou em 13.263 ha, com produtividade de 27 mil ton/ha.

Até o momento, 55% da segunda safra da batata paranaense (plantada entre novembro de 2016 e abril de 2017) já foram colhidas. Com uma produção estimada em 259 mil toneladas, o volume colhido nesta temporada foi 15% maior do que no ano passado. Naquela temporada, somadas a primeira e a segunda safras, foram colhidas 777 mil toneladas. Na atual, são cerca de 926 mil toneladas no total.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio