Sistema FAEP/SENAR-PR

Vacinação contra febre aftosa segue até o final do mês

Pecuaristas têm até o dia 30 de novembro para imunizar os rebanhos de bovinos e bubalinos de todas as idades. Quem não comprovar terá que pagar multa

Os pecuaristas paranaenses têm até o dia 30 de novembro para vacinar os rebanhos de bovinos e bubalinos de todas as idades, incluindo os bezerros com poucos dias de vida. A segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, promovida pela Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), começou no início do mês e pretende imunizar cerca de 9,2 milhões de cabeças em todo o Estado.

A projeção da Adapar é atingir um índice de vacinação acima de 95% do rebanho estadual. Para isso, o órgão intensificou a fiscalização dos procedimentos nas propriedades e a movimentação de animais no Estado. Para maior eficiência no período de vacinação, a agência conta com a colaboração dos Conselhos Municipais de Sanidade Animal (CSAs).

“A vacinação contra febre aftosa é quesito fundamental para a manutenção do status sanitário do Estado junto aos órgãos internacionais. Os produtores paranaenses têm assumido o compromisso de atender às suas responsabilidades”, ressalta Guilherme de Souza Dias, zootecnista do Departamento Técnico Econômico (DTE) da FAEP.

As vacinas podem ser compradas em casas agropecuárias. A dose da vacina é de 5 ml por animal, independente do peso e tamanho. Ao comprar o produto, o pecuarista deve pedir a nota fiscal e o comprovante de vacinação e atualização cadastral.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio