Sistema FAEP/SENAR-PR

USDA revisa produção de soja e corta estoques

No primeiro relatório do ano, departamento de agricultura norte-americano reduz produção no país e Bolsa de Chicago sobe para o melhor patamar em quatro semanas

Tânia Moreira Alberti, economista do DTE-FAEP

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (Usda) divulgou, nesta quinta-feira (12), seu primeiro relatório de oferta e demanda mundial do ano. Os dados ficaram abaixo das expectativas, agradando os investidores, que levaram o preço da oleaginosa na Bolsa de Chicago para o melhor patamar das últimas quatro semanas, em um dia de queda na moeda americana. O contrato de março-17 foi cotado a US$ 10,26 por bushel.

Contrariando as expectativas médias de mercado, o Usda reduziu a estimativa da produção americana para 117,21 milhões de toneladas, menor que a projeção de dezembro de 118,69 milhões de toneladas. Expectativas do mercado, para o relatório desta quinta-feira, apontavam entre 119 e 120 milhões de toneladas.  O corte foi resultado da diminuição da área colhida e da produtividade.

Os estoques americanos, bem como os estoques mundiais também sofreram cortes acima do esperado. A produção mundial na temporada 2016/17 é estimada em 337,85 milhões de toneladas, com redução nos Estados Unidos, e aumento na estimativa de produção brasileira para 104 milhões de toneladas. A produção na Argentina ainda foi mantida em 57 milhões de toneladas, apesar do Ministério da Agricultura do país revisar a produção para os 56 milhões de toneladas. As estimativas de produção na América do Sul conservam o otimismo apesar das ameaças climáticas.

 

tabela

 

Quanto aos estoques trimestrais americanos em 1º de dezembro de 2016, outro relatório divulgado pelo USDA, a alta foi de 7% em relação ao mesmo período de 2015, totalizando 78,92 milhões de toneladas, número que também veio abaixo das expectativas de mercado, favorecendo os ganhos em Chicago.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio