Sistema FAEP/SENAR-PR

USDA mostra produção recorde de soja nos EUA

Departamento de Agricultura os Estados Unidos eleva os números da oleaginosa acima do esperado

Por Tânia Moreira Alberti – Economista | DTE – Sistema FAEP

Nesta sexta-feira (12), o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) divulgou seu relatório de oferta e demanda para o mês de agosto, com estimativas para a safra 2015/16 e 2016/17 que logo começará a ser colhida nos Estados Unidos. Com a recente melhora no quadro climático americano, o mercado já aguardava aumento da produtividade e produção nas lavouras na temporada 2016/17, mas o aumento indicado pelo USDA veio acima da previsão. A produtividade cresceu de 52 sacas por hectare, apontadas em julho, para 55 sacas por hectare neste mês, enquanto a expectativa média de mercado era de até 53 sacas por hectare.

Com isso a estimativa de produção americana cresceu para o recorde histórico de 110,5 milhões de toneladas, em comparação as 105,6 milhões de toneladas apontadas em julho. Com a forte demanda vinda da China, o USDA reajustou as estimativas de exportação dos Estados Unidos, cortando os estoques finais americanos da temporada 2015/16, com os fortes embarques registrados nas últimas semanas.

Com produções maiores previstas nos Estados Unidos, Brasil e Argentina na nova temporada, a produção mundial cresceu para 330,41 milhões de toneladas, com elevação da demanda mundial.

A estimativa de produção maior do que o esperado nos Estados Unidos não foi favorável ao mercado da oleaginosa, que segue buscando suporte nos fortes embarques americanos.  O preço médio apontado pelo USDA na nova temporada é entre US$ 8,35 a US$ 9,85 por bushel.

 

1

 

 

2

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio