Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 30/04/2018 - 08h16
Postado em Destaques, Notícias

30/04/2018 08h16 - Postado em Destaques, Notícias

Treinamento alavanca pecuária de corte nos Campos Gerais

Um total de 26 técnicos participantes do curso dentro do Pecuária Moderna, na turma de Ponta Grossa, estão finalizando seus trabalhos de conclusão

“Eu sou do tempo em que pecuária se fazia colocando os bois em metade da terra e esquecia-se deles no pasto”, lembra Lilian Busato, com praticamente seis décadas de experiência na atividade agropecuária. Nesse tempo, a pecuarista viu a criação de bovinos perder espaço nos negócios da família. Mas no que depender dela e de um movimento que vem tomando corpo nos Campos Gerais a atividade irá retomar a importância na propriedade em Tibagi, assim como em outros pontos do Estado.

“Eu acredito que a pecuária moderna é um negócio altamente produtivo. Meus vizinhos e parentes dizem que isso não dá dinheiro. Eu discordo. A margem é justa. Mas sendo realista, anotando tudo e levando à risca, é possível ganhar dinheiro com boi”, crava Lilian. “Claro que é preciso ter uma administração precisa, com estrutura enxuta, planejamento, usando recursos ao máximo sem desperdício e seguindo uma gestão de alto nível”, complementa.

Por enquanto, Lilian está longe de ser a maior criadora de bois do Estado. A propriedade de 50 hectares conta com 78 cabeças nas modalidades recria e terminação. Mas essa não é o propósito final da pecuarista e também da pecuária de corte paranaense, que representa 5% do rebanho nacional e apenas 2,3% do território brasileiro. O que acontece na propriedade em Tibagi e em diversas outras no Estado é que pecuaristas têm investido em inteligência, no que há de mais moderno em termos de eficiência na criação de bovinos. O resultado é a transformação do boi commodity em um produto gourmet, que ganha espaço dia após dia no gosto do consumidor.

Clique aqui para ler a matéria completa no Boletim Informativo.

Título da Postagem: Treinamento alavanca pecuária de corte nos Campos Gerais

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom