Sistema FAEP/SENAR-PR

Trator movido a biogás chega ao Brasil e será testado no Paraná

Protótipo reaproveita dejetos de animais como combustível e reduz emissões de poluentes em 80%, segundo a New Holland

Nos próximos dias, as lavouras do Oeste do Paraná serão palco para o teste do primeiro  trator movido a biometano, trazido ao Brasil pela empresa New Holland. O lançamento do veículo ocorre nesta segunda-feira (29), em Esteio, no Rio Grande do Sul, na 39ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, a Expointer. A expectativa é de que o veículo esteja no mercado em até cinco anos.

“Nossa meta é ajudar o agricultor a produzir mais com menos”, afirmou o vice-presidente da New Holland para a América Latina, Alessando Maritano, ressalatando que a máquina não traz mudanças operacionais ao condutor. “Queremos tornar a propriedade rural mais sustentável e autossuficiente. Tudo o que for produzido será reutilizado. Estamos comprometidos em desenvolver um mercado de energia renovável no Brasil”, completou Carlos d’Arce, diretor de marketing da empresa na América Latina.

O trator ainda está em fase de testes na Europa, com cinco protótipos. A máquina é impulsionada com o resultado da geração de gás a partir da biomassa (restos de cultura) e de dejetos de animais. A empresa diz que com o uso do biocombustível o veículo reduz em até 80% as emissões de gases poluentes e em 40% o gasto com combustível, comparado a um trator convencional

Teste no Paraná

Durante a Expointer 2016, a New Holland assinou um acordo de cooperação técnica com a Itaipu Binacional para fazer testes com o trator em propriedades do Oeste do Paraná, nas quais a empresa já tem biodigestores instalados e em funcionamento. “Estamos em uma das regiões que mais produz suínos e aves. Precisamos aproveitar os dejetos dessas propriedades que são jogados fora e poluem o meio ambiente”, explica o diretor geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek.

De acordo com o superintendente de Energias Renováveis da Itaipu Binacional, Herlon Goelzer de Almeida, o trator a biometano vai melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro. “Com a produção de biogás, o produtor terá capacidade de se tornar mais independente, tornando-se autossuficiente e barateando seu custo produtivo”, afirma.

Fonte: Faep com informações da Gazeta do Povo

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio