Sistema FAEP/SENAR-PR

Terceiro PEP de trigo no dia 9 de dezembro

A Companhia Nacional de Abastecimento – CONAB realizará nesta quinta-feira, 09 de dezembro, o terceiro leilão de Prêmio de Escoamento do Produto , para o escoamento de 470 mil toneladas de trigo em grãos pão e melhorador/durum provenientes do estado do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

No Paraná serão ofertadas 135 mil toneladas para Região I, mais distante do porto de Paranaguá e 55 mil toneladas para a Região II totalizando 190 mil toneladas conforme o leilão anterior.

No último leilão realizado a Região I negociou integramente as 135 mil toneladas ofertadas e a Região II apenas 9%.

A quantidade ofertada no Paraná desde o primeiro leilão soma 500 mil toneladas contra 206,2 mil toneladas negociadas. 

Segundo a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná – SEAB apenas 25% da safra de trigo foi comercializada até final de dezembro contra 33% em igual período do ano anterior.

FAEP e OCEPAR estão solicitando ao Ministério da Agricultura aumento no apoio à comercialização para 2 milhões de toneladas no volume em vez das 600 mil toneladas previstas pelo Ministério de Agricultura. As entidades buscam também aumento nos prêmios dos leilões para dar maior liquidez na comercialização. Os atuais valores ofertados nos leilões são insuficientes para fechar a conta do escoamento do trigo para as regiões consumidoras e cobrir o custo do frete e o pagamento do preço mínimo ao produtor.

Consulte o edital: PEP nº 358

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio