Sistema FAEP/SENAR-PR

Temperaturas despencam no Sul do Brasil nesta 6ª feira

As menores temperaturas no Paraná e em Santa Catarina deverão ocorrer nas madrugadas de segunda e terça-feira, com possibilidade de valores inferiores aos 5°C

Uma massa de ar polar avança sobre o sul do Rio Grande do Sul dessa madrugada de sexta-feira e provoca a queda das temperaturas mínimas em vários municípios da região de fronteira com o Uruguai. Em Bagé, Dom Pedrito e Jaguarão, no RS os termômetros chegaram aos 2°C e houve formação de geadas. E aos poucos esse massa fria irá se deslocar para os demais Estados da região Sul onde também provocará queda acentuada das temperaturas mínimas ao longo dessas próximas duas madrugadas. As menores temperaturas no Paraná e em Santa Catarina deverão ocorrer nas madrugadas de segunda e terça-feira, com possibilidade de valores inferiores aos 5°C. Não há riscos para formação de geadas sobre as áreas produtoras de milho safrinha do Paraná e da região sul do Mato Grosso do Sul. E esse sistema não deverá atingir as áreas de cana de açúcar e de café, assim, essas culturas também não correm nenhum risco. Mas é fato que nessas áreas as temperaturas também ficarão baixas, com valores que poderão ficar abaixo dos 10°C no início dessa próxima semana, em alguns municípios paulistas, principalmente na região de fronteira com o Paraná.

Além do frio, outro destaque são as chuvas. A frente fria que provocou chuvas no Rio Grande do Sul essa semana avança e hoje irá provocar chuvas sobre as faixas leste e norte de Santa Catarina, sobre todo o Paraná e extremo sul do Mato Grosso do Sul e região leste de São Paulo. Sendo que os maiores volumes deverão ser registrados sobre a região leste do Paraná. E há previsão de chuvas também para todo o final de semana entre a metade norte do Rio Grande do Sul e sul de São Paulo. Essas chuvas irão inviabilizar os trabalhos de colheita do milho safrinha e a finalização do plantio do trigo, podendo até mesmo ocasionar perdas pontuais no milho, devido ao excesso de umidade sobre as espigas e consequentemente gerando grãos ardidos. Também poderão ocorrer paralisações na colheita da cana de açúcar e do café nas regiões produtoras do Paraná, metade sul de São Paulo e sul do Mato Grosso do Sul, mas nesse caso vem danos à essas culturas.

Nas demais regiões do Brasil, o tempo seguirá firme e sem previsões para chuvas ao longo dos próximos dias. O que favorecerá os trabalhos de colheita do milho safrinha, algodão e também o plantio e colheita das hortaliças, como tomate, batata, cebola e alho.
Fonte: Somar Meteorologia

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio