Sistema FAEP/SENAR-PR

Técnicas sustentáveis no processamento dos frutos dos cafezais

Leonardo Sanchez, engenheiro agrícola diretor da Aceres Consultores, da Costa Rica, trabalha com projetos de sustentabilidade no Norte Pioneiro

Os produtores de café do Norte Pioneiro têm investido em produtos especiais para ampliar a renda e garantir seu espaço no mercado. Mas essa mudança tem apresentado um desafio: o que fazer com os efluentes gerados com as novas técnicas adotadas no processamento dos frutos dos cafezais? Nesta entrevista ao Boletim Informativo, o engenheiro agrônomo Leonardo Sanchez, diretor da Aceres Consultores, da Costa Rica, na América Central, explica como o seu trabalho tem dado respostas a essa e outras perguntas sobre como os cafeicultores podem produzir melhor e de forma sustentável para garantir novos mercados.

Boletim Informativo – Qual é o principal foco do seu trabalho no Norte Pioneiro do Paraná?

Leonardo Sanchez – Estou trabalhando nos últimos três anos com o tratamento de águas residuais. Trabalho em toda a América Latina para desenvolver ferramentas que permitam produzir café com responsabilidade ambiental. Quando se fala no café “cereja descascado” (leia mais na página seguinte), ele necessita de água e essa água gera resíduo depois do processamento. Esse é o nosso foco, produzir café de alta qualidade com pouca água e no final tratar tudo adequadamente de forma a não gerar um problema ambiental.

Leia a entrevista completa com o profissional aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio