Sistema FAEP/SENAR-PR

Soja: mercado inicia semana em campo positivo em Chicago

A primeira posição do momento – setembro/15 – era negociada a US$ 9,83 por bushel

O mercado internacional tem uma agenda agitada nessa semana que se inicia nesta segunda-feira (10) e para os futuros da soja ela parece começar positiva. Por volta das 7h40 (horário de Brasília), as cotações subiam entre 6,50 e 8 pontos nos principais vencimentos negociados na Bolsa de Chicago. Assim, a primeira posição do momento – setembro/15 – era negociada a US$ 9,83 por bushel.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) traz, nesta segunda, seu novo boletim semanal de acompanhamento de safras. O relatório sai às 17h – após o fechamento do mercado – e os traders aguardam pelo número com ansiedade, uma vez que há semanas o índice de lavouras em boas/excelentes condições se manteve em 62% e, em seguida, apresentou uma ligeira melhora para apenas 63% na última semana.

Assim, as condições de clima no Meio-Oeste dos Estados Unidos também seguem no foco dos investidores, já que agosto é o mês mais importante para a cultura no país, período em que é definida e consolidada sua produtividade. Para os próximos dias, entretanto, as previsões indicam chuvas e temperaturas abaixo da média, segundo informações do NOAA, departamento oficial de clima do governo americano.

Ao mesmo tempo, a ansiedade é grande também para o novo reporte mensal de oferta e demanda que o USDA traz nesta quarta-feira (12) e é unanimidade entre as consultorias privadas, de acordo com as expectativas que foram reportadas nos últimos dias, que a estimativa do departamento para a safra norte-americana de soja seja revisada para baixo, bem como sua produtividade.

Paralelamente, ainda nesta segunda e na próxima quinta-feira (13) respectivamente, chegam ao mercado os boletins semanais de embarque de grãos e vendas semanais para exportação, indicadores importantes da demanda e que também devem trazer alguma movimentação para as cotações.

E à espera de todas essas informações, como explicam analistas, os traders e fundos de investimento seguem ajustando suas posições com o objetivo de garantir um bom posicionamento. Afinal, além desses números que indicam os fundamentos do mercado, a movimentação do financeiro também segue sendo observada pelos participantes do mercado.

 
Fonte: Notícias Agrícolas – 10/08/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio