Sistema FAEP/SENAR-PR

Sindicato Rural de Guarapuava sedia palestra sobre agroquímicos, com Nicholas Vital

Jornalista é o autor do livro “Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo”, onde aborda se o uso do produto é mesmo tão maléfico à saúde como muitos disseminam

O Sindicato Rural de Guarapuava sedia na próxima quarta-feira, dia 9 de maio, às 19 horas, a palestra “O que o agricultor faz pelo mundo”, com o jornalista e escritor Nicholas Vital.

Vital é autor do livro “Agradeça aos agrotóxicos por estar vivo”. Nele, o autor aborda se o uso do agrotóxico é mesmo tão maléfico à saúde como muitos disseminam. O livro inicia convidando o leitor à reflexão, dizendo: “O desconhecimento da população faz com que o agronegócio se torne um alvo fácil das ONGs ambientalistas. O setor coleciona ataques, dos mais diferentes grupos, nas últimas décadas. Uns são contra os agrotóxicos, outros contra os transgênicos e há ainda os que culpam a agricultura pelo desmatamento da Amazônia e a pecuária pelo aquecimento global. Isso sem falar na reforma agrária e nas questões indígenas. Tem para todos os gostos. Mas será que o agronegócio e as novas tecnologias são mesmo os vilões dessa história? Eles seriam mesmo uma ameaça à natureza? (…) Se ainda existem dúvidas em torno do uso dos agrotóxicos e de seus possíveis efeitos colaterais, a fome é uma realidade – e esse problema certamente não será resolvido ampliando a produção de alimentos livres de pesticidas. Em um momento em que precisamos de mais comida, não é justo fomentar uma agricultura cuja produtividade é até 34% menor. Ou você é a favor de uma redução na produção de alimentos em nome de uma ideologia? Eu não sou médico toxicologista nem engenheiro agrônomo, por isso procurei ouvir as principais autoridades no assunto durante a produção deste livro. Foi uma apuração rigorosa, com mais de cinquenta entrevistas realizadas e dezenas de livros pesquisados. Antes de seguir adiante, faço apenas um pedido: esqueça tudo o que já ouviu sobre os agrotóxicos e continue a leitura sem preconceitos”.

A palestra é gratuita e aberta a todos os interessados no assunto. O evento está sendo organizado pela Arysta, Bayer, Corteva, FMC, Grupo Pitangueiras e Ihara, com o apoio do Sindicato Rural.

Fonte: Sindicato Rural de Guarapuava

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio