Sistema FAEP/SENAR-PR

SENAR-PR combate efeitos do jogo Baleia Azul

Instrutores do programa JAA criam contraponto para valorizar a vida de jovens e adolescentes

O mórbido jogo Baleia Azul, que incentiva jovens e adolescentes a praticarem atos que ameaçavam suas próprias vidas, acendeu o alerta vermelho para pais e educadores, que veem esse público muitas vezes vulnerável a esse tipo de “moda”, que se propaga com força por meio das redes sociais. Para minimizar os efeitos negativos do jogo e frear sua difusão, o SENAR-PR desenvolveu uma atividade junto aos alunos do programa Jovem Agricultor Aprendiz (JAA) com intuito de ocupar o cotidiano dos participantes com atividades positivas e benéficas à sociedade.

Batizada de Corrente do Bem, essa iniciativa propõe ser um contraponto à Baleia Azul, incentivando a juventude a olhar para o lado positivo da vida e buscar ajuda para “desabafar” caso seja necessário. Entre as atividades propostas, estão evitar o bulliyng; não compartilhar imagens e vídeos antiéticos nas redes sociais; mandar mensagens positivas para três pessoas diferentes por semana; fazer uma postagem original em um grupo valorizando a alegria de viver; ligar para um parente que mora em outra cidade e dizer o quanto essa pessoa é importante para ela.

Outra ação é o “Você é importante para mim”, na qual ex-alunos do JAA, hoje na faixa dos 18 anos, “adotam” um aluno atual, na faixa de 14 anos. Esses padrinhos e madrinhas se dispõem a conversar com os alunos mais jovens, que acabam tendo mais facilidade de “desabafar” quando o seu interlocutor é outro jovem, que muitas vezes já viveu situações semelhantes.

Leia a matéria aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio