Sistema FAEP/SENAR-PR

Seminário reúne projetos de conservação de solo

Seminário reúne projetos de conservação de solo 35 trabalhos das sete mesorregiões irão desenvolver ações agrícola sustentável em todo o Estado

O Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo), desenvolvido pelo governo estadual com apoio do Sistema FAEP/SENAR-PR e outras entidades públicas e privadas, iniciou uma nova etapa no processo de retomada de técnicas conservacionistas no Estado. Nos dias 10 e 11 de outubro, diversos pesquisados de todas as regiões do Paraná participaram do 1º Seminário da Rede Estadual de Pesquisa em Manejo e Conservação de Solo e Água, no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia, e Ensino Superior, em Curitiba.

Na ocasião, os 35 projetos aprovados – sete megaparcelas e 28 subprojetos – em chamada pública realizada pela Fundação Araucária, também parceira do Prosolo, foram apresentados pelos coordenadores das setes regionais. “Por um período, o Paraná se afastou das técnicas de conservação. Agora estamos na busca por soluções para a retomada deste processo, de ações voltadas para o solo e da água, os principais patrimônios dos produtores. O Prosolo junta essas peças e chega a conclusões do que fazer. Precisamos reunir todo o conhecimento e capacidade que temos no Estado”, ressalta o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli Neto.

A primeira parte do seminário foi destinada aos esclarecimentos para o andamento dos projetos ao longo dos próximos quatro anos, incluindo as questões financeiras e administrativas do processo. “Cada coordenador terá que fazer o acompanhamento do seu projeto, realizando relatórios de como está no plano de trabalho”, destaca Osmar Muzilli, da Fundação Araucária.

Leia mais sobre o tema aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio