Sistema FAEP/SENAR-PR

Seminário “O Futuro do Trigo” em Toledo e Cascavel

Os Sistemas FAEP e OCEPAR promovem, com apoio do IAPAR – Instituto Agronômico do Paraná, os seminários "O Futuro do Trigo" sobre a nova classificação do cereal e as tendências do mercado. O público-alvo do evento são produtores rurais, técnicos, agrônomos e assistência técnica de cooperativas. A entrada é gratuita.

Os seminários ocorrerão em seis municípios: 29 de novembro, em Londrina (Sociedade Rural) e Ivaiporã (Centro Social Urbano); dia 30, em Campo Mourão (Parque de Exposições) e Assis Chateaubriand (Sindicato Rural) e dia 01/12, em Toledo (Centro de Eventos Ismael Sperafico) e Cascavel (Sindicato Rural).

Os engenheiros agrônomos, Lauro Akio Okuyama (IAPAR), Robson Mafioletti (OCEPAR) , Pedro Francio Filho e o economista Pedro Loyola (FAEP) são os palestrantes.

Novidades na classificação do trigo
A organização dos seminários foi motivada pelo novo padrão oficial de classificação do trigo brasileiro, que entra em vigor em julho de 2011,e deve ser normatizado pelo Ministério da Agricultura até o final do ano. A classificação oficial serve para definir critérios de qualidade do trigo nas políticas públicas de apoio à comercialização do governo federal previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), como as Aquisições do Governo Federal (AGF) e os Prêmios de Escoamento da Produção (PEP).

As mudanças devem influenciar a escolha das variedades de sementes, as técnicas de manejo, a segregação e o preço final do produto. Antes de o produtor planejar a safra de trigo, que é plantada entre março e julho com colheita entre agosto e dezembro, é fundamental ele se informar sobre as mudanças e conhecer as tendências de mercado e de técnicas de produção de trigo com qualidade.

A nova regra eleva os padrões qualitativos em vigor desde 2001 e estabelece exigências para fazer a aderência da classificação oficial ao que já é praticado pelo mercado. Consumidores, indústrias e moinhos já demandam trigo com determinadas características de qualidade que são superiores às previstas na classificação oficial.

Vale lembrar que o Brasil produz 50% do trigo consumido no mercado interno e mesmo assim os produtores têm problemas de comercialização.  Além de ser uma lavoura de alto risco climático e de preços, o mercado consumidor é muito exigente com a qualidade.

Os produtores e técnicos que assistirem as palestras dos seminários recebem em primeira mão as mudanças previstas na classificação, técnicas de produção do trigo com qualidade e uma das apresentações aborda também os sistemas agroflorestais como alternativa de produção, diversificação da propriedade e integração de cultivos. Na oportunidade será distribuída uma cartilha sobre trigo.

Serviço:
Maiores informações: 41-2169-7923 com Roberta (FAEP) e 41-3200-1115 com Aline (Ocepar).

Veja abaixo programação das palestras e locais dos seminários

"Manejo da lavoura e doenças, variedades mais adequadas para o cultivo no Paraná e a influência na qualidade do trigo" – Eng.Agr. Dr. Lauro Akio Okuyama – IAPAR

"Complemento de renda nas propriedades com a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta" – Eng.Agr. Pedro Francio Filho

"Tendências do mercado de trigo" – Eng.Agr. Robson Mafioletti – Sistema OCEPAR
"Políticas públicas e a classificação oficial do trigo" – Economista Pedro Loyola – Sistema FAEP

Londrina
29/11 (segunda-feira) 09h00-12h00
Local: Auditório Milton Alcover da Sociedade Rural de
Londrina
Endereço: Parque Governador Ney Braga

Ivaiporã
29/11 (segunda-feira) 18h00-21h00
Local: Centro Social Urbano de Ivaiporã
Endereço: Av. Tancredo Neves, 4235

Campo Mourão
30/11 (terça-feira) 09h00-12h00
Local: Recanto do Criador (Parque de Exposições)
Endereço: Rodovia PR 158 KM 3,5 (saída para Maringá)

Assis Chateaubriand
 30/11 (terça-feira) 18h00-21h00
Local: Auditório do Sindicato Rural de Assis Chateaubriand
Endereço: Rua Belo Horizonte, 151

Toledo
01/12 (quarta-feira) 09h00-12h00
Local: Auditório Centro de Eventos Ismael Sperafico
Endereço: PRT 163 km 239

Cascavel
 01/12 (quarta-feira) 18h00-21h00
Local: Auditório do Sindicato Rural de Cascavel
Endereço: Rua Paraná, 3937

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio