Sistema FAEP/SENAR-PR
Sem apoio para OMC, Rússia reduz importação de carnes em 2012

Sem apoio para OMC, Rússia reduz importação de carnes em 2012

A Rússia vai reduzir em 32,2% a cota de importação de carne suína para 2012, eem 28,5% a cota de importação de carne de frango, ampliando a pressão sobrepaíses exportadores ue demoram em dar o apoio final para sua entrada naOrganização Mundial do Comércio (OMC).

"Se não completarmos logo nossa entrada na OMC, as cotas vão cair mais,isso é claro", disse ao Valor o principal negociador russo para a acessãona entidade global, Maxim Medvedkov, praticamente confirmando a estratégia deretaliação.

Ele confirmou que a cota de importação para carne de porco cairá em cerca de umterço, de 472,2 mil toneladas hoje para 320 mil toneladas no ano que vem.Haverá outra cota de 30 mil para partes especificas de porco.

No caso do frango, a cota declinará de 350 mil para 250 mil. Quanto àimportação de carne bovina, a tendência no mercado é de manter o nível atual,até porque os russos não tem a produção interna necessária.

O primeiro-ministro russo, Vladimir Putin, já tinha dado na sexta-feira o sinalde redução de cotas para 2012, vinculando indiretamente o fato à demora nasnegociações na OMC.

"Estamos considerando outras opções nas negociações na OMC, mas que sóserão possíveis em caso de um acordo geral que beneficie nossa industria",afirmou Putin.

O tamanho das cotas a partir de quando a Rússia estiver dentro da OMC continuadependendo de negociações, que estão longe de serem completadas.

O problema envolvendo o acesso de carne suína no mercado russo está tomando umadimensão cada vez maior. Agora, senadores americanos pediram para a Casa Brancaendurecer as condições de acesso da Rússia na OMC, alegando que Moscou vemdescumprindo o que tinha prometido aos produtores americanos.

Indagado sobre o embargo temporário na entrada de carnes procedentes de 85frigoríficos brasileiros, Maxim Medvedkov insistiu que isso não tem vínculo coma negociação na OMC.

Está claro que os russos não dão nenhuma garantia de que, se chegarem a umentendimento na OMC, vão suspender o embargo. Como nada impede que suspendam asrestrições, mas depois voltem a impô-las.

A Rússia está negociando em Genebra desde a semana passada com vários países.Outra discussão forte é sobre o volume de subsídios que os russos querem terdireito de continuar dando a seus agricultores, próximo dos US$ 8 bilhões porano, bem mais elevado do que atualmente, a começar para a pecuária.

Fonte: Valor Online

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio