Sistema FAEP/SENAR-PR

Segurança sanitária prevista em lei

Cidades do Oeste do Paraná se organizam para colocar os Conselhos de Sanidade Agropecuária nas legislações municipais

Os Conselhos de Sanidade Agropecuária (CSAs) a nível municipal no Paraná são organizações com o objetivo de promover a segurança sanitária das atividades que envolvem animais e vegetais. A ideia inicial de implantação nasceu há quase 30 anos, mas a maioria dos conselhos ainda não atingiu seu potencial de adesão e atuação. No Oeste paranaense a história tem sido diferente, graças a um projeto em execução do Oeste em Desenvolvimento, que por meio de uma ideia relativamente simples, tem fortalecido suas estruturas.

São 54 cidades da região que assumiram o compromisso de manter o pleno funcionamento dos conselhos. A mudança de paradigma ocorreu via legislações municipais, que incluem a obrigação de criação e manutenção dos conselhos do Oeste em Desenvolvimento. Há um projeto-piloto em andamento e, segundo os organizadores, os resultados começam a aparecer.

Com seus 17 mil habitantes e uma economia baseada na agricultura, Matelândia, a 70 km de Cascavel, foi a primeira cidade do Oeste do Paraná a prever a criação e manutenção de um CSA por lei municipal. O prefeito, Rineu Menoncin, lembra que os vereadores aprovaram o texto em 2013 e de lá para cá muita coisa mudou. Nas reuniões mensais participam, em média, 35 pessoas. Entre elas estão produtores, técnicos da prefeitura e voluntários que identificam possíveis problemas e dão orientações dependendo da situação. “Tivemos casos que em menos de 48 horas após ter se constatado um possível problema, as providências já estavam tomadas. Se fosse um foco já teria sido isolado e controlado”, explica.

Leia mais sobre a formação dos Conselhos de Sanidade Agropecuária aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio