Sistema FAEP/SENAR-PR

Resoluções do CMN elevam taxas de juros do crédito rural

Em 19 e 30 de dezembro o Conselho Monetário Nacional (CMN) divulgou as Resoluções nº 4.396, 4.391 e 4.394 que estabeleceram juros maiores para 2015.

No Programa de Sustentação do Investimento (PSI), na modalidade de Subprograma Rural, para financiamento de máquinas, equipamentos e caminhões, as taxas de juros anuais subiram de 4,5% para 7,0% para produtores com renda bruta anual de até R$ 90 milhões. Para produtores com renda superior a este valor, as taxas passaram de 6,0% para 9,5% ao ano.

Com o aumento da taxa do PSI, a alternativa de financiamento de máquinas e equipamentos passa a ser o Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota) que teve a taxa de juros reduzida de 5,5% para 4,5% ao ano a partir do último Plano Agrícola e Pecuário (PAP).

A Resolução nº 4.396 do CMN manterá até junho de 2015 a taxa de 4,5% ao ano para produtores com renda bruta anual de até R$ 90 milhões. Para produtores com renda anual superior a este valor a taxa será de 6% ao ano até junho de 2015.

O programa Moderfrota (BNDES) financia aos produtores e cooperativas a aquisição de máquinas e equipamentos novos (com prazo de até 8 anos) e de itens usados ( com prazo de até 04 anos) .

Aumento da TJLP

Outra modificação foi dada pela Resolução nº 4.394 com aumento da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) passando de 5,0% para 5,5%. A elevação faz parte das medidas do governo para ajuste da situação fiscal. Os investimentos de longo prazo do setor privado encarecem e o produtor passa a pagar mais caro nos contratos que utilizam como referência a TJLP.

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio