Sistema FAEP/SENAR-PR

Projeto da Embrapa quer identificar potencial de incremento na produtividade da soja a partir do auxílio polinizador das abelhas

Segundo o pesquisador da Embrapa Soja (PR) e coordenador do projeto, Décio Gazzoni, a ideia e levantar a participação desses insetos em um possível ganho de produtividade na cultura

Com objetivo de levantar a relação entre os insetos polinizadores, especialmente a abelha, e os sistemas de produção de soja, a Embrapa irá realizar um estudo de cinco anos que contemplar cinco grandes frentes de pesquisa.

Conforme explica o pesquisador da Embrapa Soja (PR) e coordenador do projeto, Décio Gazzoni, a ideia e levantar a participação desses insetos em um possível ganho de produtividade na cultura. “Nunca demos muita importância para a presença de abelha em soja, mesmo porque sempre aprendemos que essa cultura é auto polinizadora”, acrescenta.

Uma das hipóteses com a qual os pesquisadores trabalham é a de que a presença de insetos polinizadores poderia complementar a fecundação das flores da soja, aumentando sua produtividade.

Entre as linhas de pesquisas previstas estão: o mapeamento dos hábitos dos insetos polinizadores nas lavouras de soja em diferentes regiões do país e o impacto dos inseticidas sobre as colônias bem como estratégias para reduzir e minimizar os riscos.

Uma das maiores preocupações dos agricultores é abrir mão dos defensivos agrícolas caso seja confirmado o papel importante das abelhas no ganho de produtividade da oleaginosa. “Mas, a nossa preocupação é a mesma do produtor, não queremos complicar o sistema de produção”, afirma o pesquisador.

Gazzoni lembra também que os inseticidas biológicos e fisiológicos não afetam inimigos naturais e polinizadores.

Outra etapa da pesquisa prevê estudar as abelhas. Por meio de equipamentos específicos, é possível avaliar se as abelhas estão sendo atraídas ou repelidas pelas plantas. Se a presença desses insetos estiver relacionada à produtividade da soja, por exemplo, serão desenvolvidos meios de atraí-los aos campos de soja.

Fonte: Notícias Agrícolas – 14/07/2016

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio