Sistema FAEP/SENAR-PR

Programa Agrinho premia vencedores de 2016

Nesse ano, foram enviados 6.595 trabalhos para participar do Concurso Agrinho, sendo 6.148 de escolas públicas e 447 de escolas particulares

No próximo dia 24 de outubro, milhares de estudantes e professores de todas as regiões do Paraná irão se reunir no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), para a premiação do Concurso Agrinho 2016. Na ocasião serão conhecidos os projetos pedagógicos, redações e desenhos vencedores do concurso, que tem como objetivo central estreitar as relações entre o campo e a cidade.

Desenvolvido há 21 anos pelo SENAR-PR, o Programa Agrinho tem como objetivo promover nas salas de aula a discussão e a reflexão sobre temas transversais à educação, como saúde, segurança pessoal e ambiental, principalmente junto às crianças do meio rural. O programa envolve a cada ano cerca de 1 milhão alunos e 80 mil professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, das redes pública e particular.

Nesse ano, foram enviados 6.595 trabalhos para participar do Concurso Agrinho, sendo 6.148 de escolas públicas e 447 de escolas particulares. Todos estes materiais são resultado das atividades que começaram no início do ano, quando educadores de todo Paraná, por meio  dos materiais pedagógicos do Programa Agrinho, iniciaram um processo de aprendizagem junto aos alunos, trabalhando temas de relevância social e ambiental.

Os alunos participam do concurso através de redações e desenhos, enquanto os professores concorrem com as experiências pedagógicas que desenvolveram ao longo do ano. São 279 premiados. Os estudantes e professores recebem como prêmio tablets na etapa regional (rede pública de ensino) e na etapa estadual (rede pública e particular de ensino) os estudantes recebem notebooks, enquanto que os docentes premiados levam para casa cinco carros zero quilômetro. Outras categorias do concurso são a Escola Agrinho e o Município Agrinho.

 Arte

Em comemoração aos 21 anos, nesta edição do Agrinho foram confeccionados pequenos quadros para presentear os parceiros do Programa. As peças são assinadas pela artista plástica paranaense, Paula Schmidlin, vencedora do 1º prêmio em pintura e prêmio de Aquisição pelo Governo do Estado do Paraná, aluna de grandes mestres como Fernando Calderari, Friedrich Arndt (grande Mestre Mundial de títeres), Cláudio Corrêa e Castro, Nicete Bruno, entre outros.

 Reconhecimento e parceria

O programa Agrinho é o maior programa de responsabilidade social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Trata-se de uma iniciativa reconhecida internacionalmente por diversos especialistas em educação, cujo sucesso levou-a a ser replicado em diversos Estados brasileiros.

O êxito do programa também é resultado das parcerias com as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, além do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho – 9ª região, Instituto Ambiental do Paraná, Receita Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow AgroSciences.

 

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio