Sistema FAEP/SENAR-PR

Produção mundial de ração atinge 1 bilhão de toneladas

Segundo a “Global Feed Survey”, levantamento anual realizado pela multinacional americana Alltech, esta é a primeira vez que a produção mundial ultrapassa a casa de 1 bilhão de toneladas

Pela primeira vez na história, a indústria global de ração produziu mais de 1 bilhão de toneladas. É o que aponta o “Global Feed Survey”, levantamento anual realizado pela multinacional americana Alltech, empresa de nutrição animal que está presente em mais de 100 países.

Ao todo, foram produzidas 1,032 bilhão de toneladas de ração em todo o mundo em 2016, aumento de 3,7% na comparação com as 995,6 milhões de toneladas produzidas no ano anterior. Desde a primeira edição da pesquisa da Alltech, referente ao ano de 2011, a produção mundial de ração aumentou em 161 milhões de toneladas, o que representa um crescimento de 19% – 2,95% anuais.

No levantamento, a Alltech chamou atenção para o processo de consolidação da indústria de ração no mundo, especialmente na China, país que lidera a produção global. No ano passado, havia 30 mil fábricas de ração espalhadas pelos quatro cantos do planeta, queda de 7% ante 32,3 mil unidades em 2015.

“A China tem visto um tremendo processo de consolidação nos últimos anos”, apontou a Alltech, no levantamento. Em apenas um ano, o número de fábricas de rações no país asiático diminuiu cerca de 30%, passando de 8,5 mil unidades para 6 mil plantas. Mesmo assim, a produção chinesa de ração aumentou 4% em 2016, totalizando 187,2 milhões de toneladas.

Segundo maior produtor de ração, os Estados Unidos também reduziram o número de unidades, embora em intensidade menor que a registrada pelos chineses. Conforme o levantamento da Alltech, os americanos produziram ração em 5,9 mil unidades no ano passado, queda de 0,7% ante as 6 mil de 2015. Na mesma base de comparação, a produção americana de ração caiu 2,3%, atingindo 169,69 milhões de toneladas.

Líder nas exportações das carnes bovina e de frango, o Brasil também tem papel de destaque na indústria de ração, figurando na terceira posição entre os principais produtores. No ano passado, as 1,5 mil indústrias instaladas no país produziram 68,9 milhões de toneladas de ração, volume similar ao produzido em 2015.

Não fosse a estiagem que atingiu as lavouras de milho na safra de inverno da último ciclo (2015/16), o país poderia ter registrado avanço na produção. No primeiro semestre, quando a menor oferta de milho ainda não havia se refletido na criação de aves e suínos, a produção de ração no Brasil registrou um aumento de 3,2%, segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações). Na segunda metade do ano, porém, esse crescimento foi anulado pelo profundo corte na produção de carne de frango.

Principal destino da produção de ração no Brasil, a avicultura também é o setor que mais consome ração em nível mundial. Conforme a pesquisa da Alltech, a produção de ração destinada à avicultura totalizou 451,6 milhões de toneladas, o que representou mais de 40% da produção total de ração.

No ano passado, a produção de ração para suínos alcançou 272,4 milhões de toneladas de ração, mais de 25% da produção global. O levantamento também aponta que o volume de ração produzido para abastecer a criação de ruminantes – incluindo gado bovino de corte e de leite – chegou a 221,1 milhões de toneladas, 21% da produção global.

Fonte: Valor Econômico

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio