Sistema FAEP/SENAR-PR

Primeira turma de servidores conclui curso de formulação de projetos

A primeira turma é formada por 30 profissionais de 15 órgãos e secretarias estaduais

Foram entregues nesta segunda-feira (23) os certificados para a primeira turma de servidores públicos do curso de Capacitação Profissional em Análise de Projetos. Ofertado pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-PR), em parceria com o Governo do Paraná, o curso tem como objetivo melhorar a gestão do serviço público no Estado. Já está em andamento a segunda turma de servidores.

A entrega dos certificados para os primeiros 30 profissionais, de 15 órgãos e secretarias estaduais, foi na sede da FAE Business Schoool, em Curitiba, instituição que ministrou o curso. O secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, e o presidente da FAEP , Ágide Meneguette entregaram os certificados.

A solenidade foi precedida por uma palestra proferida pelo professor Paulo Cruz, da FAE, com o tema “A Influência do Comportamento Humano na Implementação de Projetos”. Para o professor Cruz, o profissional tem que responder aos desafios, às vezes com propostas de impacto, para a melhoria da gestão de uma empresa ou do serviço público.

IMPORTÂNCIA – O secretário Norberto Ortigara ressaltou que tão importante quanto as obras de infraestrutura é a gestão de projetos e de políticas públicas que fazem o dia a dia da administração. Para isso, o servidor público precisa estar capacitado para melhorar a gestão e maximizar os resultados que o Estado precisa oferecer aos cidadãos. “O servidor receptivo para a mudança está mais preparado para perceber as oportunidades’, afirmou.

Ortigara destacou que a parceria com o setor privado é uma forma de articulação para fazer a economia deslanchar e gerar mais empregabilidade e renda. Ele ressaltou a importância do investimento na preparação dos servidores para que, cada vez mais, façam sua parte.

PLANEJAMENTO – Ágide Meneguette lembrou que a iniciativa privada vinha se ressentindo da falta de planejamento e elaboração de projetos no serviço público. “Sem planejamento e sem projetos não chegamos a lugar nenhum”, afirmou, ao destacar que na atual gestão, a iniciativa privada encontra ambiente para colaborar com o Estado.

Na sua avaliação, a sociedade tem a obrigação de dar sua contribuição, po isso, a parceria da FAEP e SENAR-PR com o Governo do Estado para capacitação dos servidores públicos. “São eles quem vão pensar e gerir as políticas públicas tão reclamadas pela sociedade e estamos dando nossa contribuição porque, como instituição e sociedade, precisamos participar mais da administração pública”, acrescentou.

CURSO – O curso já está com a segunda turma de servidores públicos. Com 240 horas, dividido em 7módulos, foi idealizado pelas secretarias da Agricultura e do Abastecimento e do Planejamento. Trata-se de uma oportunidade para os servidores aprofundarem conhecimento e competências sobre as boas práticas de gestão de projetos, uma capacidade bastante valorizada para o desenvolvimento econômico e social.

Participaram da solenidade de certificação o representante da Secretaria do Planejamento, Marlus Almeida; o superintendente do SENAR-PR, Humberto Malucelli, e o diretor geral da Secretaria da Agricultura e do Abastecimento, Otamir Cesar Martins.

Fonte: Seab – 24/11/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio