Sistema FAEP/SENAR-PR

Previsão do tempo: Paraná tem alerta de perigo neste fim de semana

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) antevê temporais que podem causar problemas como corte de eletricidade, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos

Temporais com rajadas de vento, queda de granizo e grande volume de chuva  devem atingir o Paraná entre esta sexta-feira (6) e o domingo (8). Podem ocorrer problemas como queda de energia, estragos em plantações, quedas de árvore e alagamentos. A previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que emitiu um alerta de perigo para o fim de semana a toda a Região Sul do Brasil.

Segundo boletim do Inmet, o nível de alerta para o Estado está no nível laranja, em uma escala que vai do nível amarelo (menor) ao vermelho (maior). Para o instituto, podem ocorrer rajadas de vento de 60 km/h a 100 km/h, com possibilidade de mais de 100 milímetros de chuva em um único dia.

Luiz Renato Lazinski, meteorologista do Inmet, diz que já na sexta-feira (6) foram registrados ventos de até 70 km/h no Oeste do Paraná. “Nessa época do ano, quando essas frentes frias vêm dessa forma, é comum haver granizo, chuva e trovoadas”, comenta. “Vamos ter muita chuva nos próximos seis ou sete dias, o acumulado de chuva em algumas áreas vai passar de 100 milímetros”, completa.

Sobre o plantio da safra 2017/18, Lazinski lembra que com as chuvas do último fim de semana, parte dos produtores do Estado lançaram as sementes de suas lavouras no solo. “Nesse mês de outubro as condições de chuva melhoram muito em relação aos últimos meses, vamos ter chuvas entre a média e acima da média. Deve permanecer assim até o começo de novembro”, avisa.

Simepar

O Instituto Tecnológico Simepar confirma o alerta de tempestades no fim de semana. Tarcísio Costa, meteorologista da instituição, explica que as tempestades serão registradas em toda a Região Sul. “As chuvas mais intensas devem se concentrar na metade Sul do Paraná, em uma faixa de Guarapuava para baixo. Como o tempo está quente nos últimos dias, pode ocorrer queda de granizo, ventos fortes e termos estragos no Estado”, antecipa.

Recomendações

A Defesa Civil recomenda que em caso de rajadas de vento as pessoas não devem se abrigar debaixo de árvores. Durante temporais há risco de queda de galhos e de raios. Também não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Outra ação que pode prevenir transtornos é desligar aparelhos elétricos e, se for possível, até mesmo o quadro geral de energia.

Em caso de emergência, o melhor é chamar a Defesa Civil (telefone 199) e/ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Mais informações

O mapa abaixo mostra os dados do Inmet, com base na análise de satélite. Para ver mais dados da previsão, acesse o site: www.inmet.gov.br

 

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio