Logotipo Sistema FAEP

Data da Publicação: 24/10/2016 - 14h58
Postado em Agrinho, Destaques

24/10/2016 14h58 - Postado em Agrinho, Destaques

Premiação do Agrinho 2016 reúne professores e alunos

Todas as regiões do Estado compareceram na grande festa da educação do Sistema FAEP/SENAR-PR

Os finalistas do programa The Voice Kids deram início à festa de premiação do Concurso Agrinho 2016, realizada nesta segunda-feira (24) no Expotrade Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. O trio mirim: Rafa Gomes, Wagner Barreto e Pérola emocionou crianças e adultos que vieram de todas as regiões do Estado para participar da grande festa da educação do Sistema FAEP/SENAR-PR.

Cerca de 1.500 pessoas participaram da cerimônia, entre alunos e professores finalistas, familiares, autoridades e lideranças rurais. Nesta edição, o Programa Agrinho completa 21 anos de existência, promovendo a reflexão crítica junto aos jovens e aproximando o campo e a cidade. “O grande objetivo do Programa Agrinho é ajudar a escola a formar um cidadão consciente, para que o nosso país encontre no futuro o seu caminho para o desenvolvimento”, resumiu o presidente do Sistema FAEP/SENAR-PR, Ágide Meneguette.

O presidente da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) João Martins da Silva participou do evento junto com presidentes de federações de diversos estados brasileiros. Ele falou com esperança à plateia formada por professores e estudantes. “Hoje, tenho a certeza de que o país vai dar certo. Vocês são o futuro da agropecuária”, disse.  Na opinião do dirigente, é preciso dar atenção às novas gerações do campo que irão dar continuidade ao nobre trabalho de produzir alimento. “Precisamos trabalhar para entregar a essas crianças um Brasil melhor do que aquele que recebemos”, afirmou.

O diretor-geral da Itaipu Binacional, Jorge Samek, que na ocasião representou as entidades parceiras do evento, definiu o Agrinho como uma “Marca registrada do Paraná”, uma vez que o programa já é replicado em diversos outros Estados Brasileiros, tamanho seu sucesso.

Durante seu pronunciamento, o secretário de Agricultura e Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara lembrou sobre a história do programa ao longo desses 21 anos de existência, destacado que a iniciativa “evoluiu para a formação intelectual do ser humano, formando cidadãos com consciência crítica”. Na sua opinião, a agricultura hoje é essencialmente conhecimento, de modo que a competição entre as escolas e alunos que participam do Agrinho é saudável. “Hoje temos a capacidade de nos apropriarmos do conhecimento e fazer uma agricultura de resultados”, afirmou.

Foram premiados 279 trabalhos, escolhidos entre 6,5 mil inscritos em diversas categorias. As crianças de educação infantil e 1º ano concorrem com desenhos,  as crianças do 2º ao 9º ano participam com redações e os docentes com as experiências pedagógicas que foram desenvolvidas em sala de aula. Escola e Município também foram premiados (Veja os vencedores do Agrinho 2016 clicando aqui: premiados 2016).

Neste ano, cada parceiro recebeu, como forma de agradecimento, uma gravura com o tema “Cenas paranaenses”, produzida pela artista plástica paranaense Paula Shmidlin. As peças retratam uma região e um elemento da cultura paranaense, sua fauna e sua flora.

Autoridades

Também participaram da cerimônia de premiação do Agrinho, o presidente da Confederação Nacional da Agricultura, João Martins da Silva; o secretário Executivo do SENAR Nacional, Daniel Carrara; o presidente da Federação da Agricultura de Santa Catarina, José Zeferino Pedrozo; o presidente da Federação da Agricultura de Paraíba, Mário Antônio Pereira Borba; o presidente da Federação da Agricultura de Goiás, José Mário Schreiner; o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Doca Veronez; o vice-presidente da Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul, Gedeão Pereira; o deputado federal Sérgio Souza; os deputados estaduais Fernando Scanavaca, Cláudio Palozi, Pedro Lupion e Nereu Moura; o vice-presidente da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Paraná, Marcos Bambrilla; o presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários, Cézar Pasqualin; o diretor presidente da EMATER, Rubens Niederheitmann; o diretor presidente do Ceasa, Natalino de Souza;  o presidente do Iapar, Florindo Dalberto; o diretor presidente do Instituto Ambiental do Paraná Luiz Tarcísio Mossato; os vice-presidentes da FAEP: Oradi Caldato, Guerino Guandalini, Francisco Nascimento, Nelson Teodoro de Oliveira, Paulo Orso e Ivo Pierin Jr. Além de autoridades municipais e presidente de sindicatos rurais.

Parceiros

O êxito do Agrinho também é resultado das parcerias com as Secretarias de Estado da Educação, da Justiça e da Cidadania, do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, da Agricultura e do Abastecimento, além do Tribunal de Justiça do Paraná, Ministério do Trabalho e Emprego, Ministério Público do Estado do Paraná, Ministério  Público do Trabalho, Tribunal Regional do Trabalho – 9ª região, Instituto Ambiental do Paraná, Receita Federal, Banco do Brasil, Itaipu Binacional e Dow AgroSciences.

Veja as fotos Agrinho 2016

Título da Postagem: Premiação do Agrinho 2016 reúne professores e alunos

imprensa@faep.com.br
Agência de Internet PontoCom