Sistema FAEP/SENAR-PR

Prazo para fazer adequações em aviários termina em março

Alterações exigidas são em estruturas das granjas e em procedimentos relacionados ao controle sanitário

Termina no dia 3 de março o prazo para os avicultores  e adequarem a novas regras de biosseguridade estabelecidas pela Instrução Normativa (IN) nº 08/2017. O instrumento alterou outras normativas que tratavam do mesmo assunto. A maioria dos produtores de aves do Paraná já cumpre essas exigências desde antes mesmo de ser publicado o texto de 2017. No entanto, ainda há casos em que são necessárias obras nos barracões e no entorno e a adoção de alguns procedimentos para cumprir plenamente os pedidos da nova IN.

A partir da data limite (3/3) quem não estiver em dia com todas essas exigências ficará impedido de obter o “Registro Avícola Comercial”, junto a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar). Esse “cadastro” é essencial para alojar animais. Caso a propriedade não conste nesse sistema, a empresa de onde saem os frangos para o alojamento não poderá emitir a chamada Guia de Trânsito Animal (GTA), ou seja, o transporte do lote ficará impedido.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio