Sistema FAEP/SENAR-PR

PR retorna ao patamar da safra 2009/10 de trigo

Estado deve plantar 1,2 milhão de hectares com o cereal do pão, área similar há três temporadas

O bom preço de comercialização e a previsão de maior liquidez do trigo estão promovendo o incremento de área plantada com a cultura no Paraná na safra 2013/14. De acordo com relatório divulgado hoje (quinta-feira) pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab), o cereal deve ocupar 1,2 milhões de hectares, aumento de 20% em relação à temporada anterior. A última vez que isso ocorreu foi na safra 2009/10, quando 1,176 milhão hectares foram destinados à triticultura.

Caso a previsão do órgão seja confirmada (o plantio começa apenas em abril), o estado volta a plantar mais de 1 milhão de hectares após duas temporadas. Na temporada passada foram 992 mil hectares, enquanto em 2011/12 não alcançou 800 mil ha, pior índice das últimas seis safras.

A retomada da cultura ocorre principalmente no Oeste. A previsão é o aumento de 40% da área, saltando para 157 mil hectares. As regiões Norte e Centro-Oeste, principais áreas produtivas do Paraná, também devem registrar incremento acima da média estadual. No Sul e Sudoeste, o avanço do trigo deve ser mais tímido devido a pouca flexibilidade em relação ao milho.

Fonte: Gazeta do Povo – 07/03/2014

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio