Sistema FAEP/SENAR-PR

PR: Embarques de carne de frango apresentam alta de 18% no início do ano

As indústrias avícolas do Paraná abastecem mais de 160 países, respondendo por cerca de 35% das exportações nacionais

A demanda internacional pela carne de frango paranaense começou aquecida em 2017. Em janeiro, 132,89 mil toneladas da proteína foram embarcadas no estado, número 18,2% superior se comparado ao primeiro mês do ano passado, quando 112,38 mil toneladas foram exportadas. Os dados são da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).

As indústrias avícolas do Paraná abastecem mais de 160 países, respondendo por cerca de 35% das exportações de carne de frango do país. De acordo com o presidente do Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (Sindiavipar), Domingos Martins, o ano é de otimismo. “Em 2016, mesmo diante de dificuldades, o nosso índice de exportação cresceu 4,7% no acumulado. A expectativa é que para 2017 seja possível melhorar”, afirma.

A produção também segue ritmo de crescimento no estado. No primeiro mês do ano, 151,79 milhões de cabeças de frango foram abatidas ante 142,17 milhões em janeiro de 2016. O que mostra um crescimento de aproximadamente 6,7%, de acordo com dados do Sindiavipar.

Fonte: Notícias Agrícolas

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio