Sistema FAEP/SENAR-PR

PR: Campos Gerais esperam produtividade acima da média estadual

Segundo a Conab a produtividade média na região será de 3,5 mil quilos por hectare, acima da média estadual projetada em 3.330 quilos por hectare

A colheita da safra de soja nem começou nos Campos Gerais, mas os produtores da região estão otimistas em relação à produtividade desta temporada. Enquanto algumas áreas do estado sofreram com a seca no plantio e também durante o desenvolvimento do grão, lavouras nas cidades como Carambeí, Castro e Ventania registram bom clima, verificou a equipe da Expedição Safra Gazeta do Povo.

“A soja está indo muito bem. Algumas perdas bem pontuais, mas nada que comprometa”, contextualiza o gerente agrícola da cooperativa Batavo, Anacleto Luis Ferri.

De acordo com o técnico, a produtividade média dos associados 3,5 mil quilos por hectare, acima da média estadual projetada em 3.330 quilos por hectare segundo cálculos da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “As lavouras estão muito boas”, garante Frans Borg, presidente da Castrolanda, cooperativa também sedia nos Campos Gerais.

Algumas propriedades dos Campos Gerais vão colher ainda mais, caso do produtor Irapuã Kiel, que dedicou 100% dos 970 hectares das duas propriedades em Castro para soja. “O preço do milho não incentivou”, resume.

Com o bom desenvolvimento das lavouras, apesar de eventuais chuvas de pedras, a expectativa é colher 4 mil quilos por hectare. “A soja está na fase de enchimento e o clima está colaboradndo. Se continuar assim teremos um bom resultado, diferente do ano passado que enfrentamos seca”, diz Kiel. Na safra 2013/14, a produtividade média das lavouras foi de 3,3 mil quilos por hectare.

A equipe da Expedição Safra formada por jornalistas e técnicos segue para as regiões produtoras de grãos no estado de São Paulo para averiguar as condições das lavouras.
Fonte: Agrolink – 27/01/2015

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio