Sistema FAEP/SENAR-PR

Parque de Agroinovação pode impulsionar cadeias da mandioca e citros

Iniciativa reúne entidades públicas e privadas e irá acelerar o processo de desenvolvimento tecnológico na região Noroeste do Paraná

Uma iniciativa que reúne entidades públicas e privadas vai acelerar o processo de desenvolvimento tecnológico na região Noroeste do Paraná. Está previsto para maio deste ano um seminário para discutir o modelo de governança, que será adotado na construção do Parque Tecnológico de Agroinovação, em Paranavaí, e terá foco nas culturas da mandioca e de citros.

A iniciativa, que conta com o apoio de diversas entidades, entre elas o SENAR-PR e o Sindicato Rural de Paranavaí, pretende aproveitar as potencialidades já existentes na região para dinamizar ainda mais estas duas cadeias produtivas, atraindo empresas e gerando sinergia entre seus diversos atores, produzindo conhecimento tecnológico e renda.

A proposta faz parte da política estadual de criação de parques tecnológicos, coordenada pelas secretarias estaduais da Ciência e Tecnologia e da Fazenda, lançada no ano passado. A criação destes parques tem como função incentivar as parcerias entre universidades, centros de pesquisa, indústrias e produtores rurais para o desenvolvimento de novas tecnologias e novos negócios.

A escolha da região que deveriam abrigar este parque tecnológico deve-se à vocação do Noroeste para estas culturas. A região responde por 34% da produção de mandioca do Estado. Segundo o Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria Estatual de Agricultura e Abastecimento (Seab), a produção do núcleo de Paranavaí prevista para este ano é de 950 mil toneladas da raiz. No Paraná, a previsão é de um total de 2,8 milhões de toneladas.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio