Sistema FAEP/SENAR-PR

Paraná vira vitrine para cafés especiais

Feira internacional no Norte Pioneiro reuniu produtores, compradores e especialistas no produto e teve em uma oficina do SENAR-PR como um dos destaques na programação

Produtores, compradores e especialistas na cafeicultura transformaram o Paraná em uma vitrine do setor. Entre os dias 4 e 6 de outubro, cerca de 4 mil pessoas participaram da 10ª edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), em Jacarezinho. Na programação houve rodadas de negócios, exposições de máquinas e equipamentos, degustação de cafés especiais, workshops, palestras e trocas de experiências.

De acordo com os organizadores, cerca de 60 marcas expositoras geraram aproximadamente R$ 5 milhões em negócios durante o evento. Ao todo, seis Estados brasileiros estiveram representados na Ficafé, com mais de 30 compradores internacionais de olho na qualidade do grão brasileiro. Estiveram no local ainda produtores de 27 municípios da região. Além disso, foram servidos 10 mil cafés aos participantes (cerca de mil litros).

O Sistema FAEP/SENAR-PR apoiou a iniciativa, com o atendimento e suporte a produtores rurais em um estande preparado especialmente para o evento. Além disso, um dos destaques da programação ficou por conta do SENAR-PR, que preparou uma oficina de Torra de Cafés Especiais. Arthur Piazza Pergamini, supervisor regional da instituição, conta que foi uma oportunidade para levar informação sobre um tema de grande importância para a região.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio