Sistema FAEP/SENAR-PR

Os três vencedores do Concurso Empreendedor Rural 2011

Conheça os três vencedores da etapa estadual do Programa Empreendedor Rural 2011, anunciado nesta segunda-feira (28/11), no Expotrade, em Pinhais.  Eles participarão de uma viagem técnica internacional.

1º. Lugar
Projeto: Construção de uma granja de suínos
Autores: Jackson Sirino Paz
Município: Teixeira Soares
Resumo: No Sítio São Felipe, em Teixeira Soares, a família de Ismael M. Paz, produz soja, feijão, desenvolve a suinocultura com terminação de suínos e terceirização de máquinas, principalmente colheitadeiras. A área é de 43,5 ha e o proprietário é integrado da BR Foods.  Apesar dos saldos anuais positivos, os resultados mostram que, se mantidas as atuais atividades e sem investimento em novas tecnologias, a longo prazo,  a propriedade se tornará inviável. Ter renda estável, com crescimento da empresa rural sendo eficiente e competitivo, mantendo a família na propriedade estão entre os objetivos do projeto. O investimento para a implantação da granja se paga no primeiro ano de atividade.

2º. Lugar
Projeto: Construção de Aviário
Autores: Adriana da Silva Almagro
Município: Ivaiporã
Resumo: O projeto é a construção de um aviário para a produção de frango de corte em 2012, aproveitando a oportunidade da presença de quatro empresas integradoras na região, com a expectativa de produção de 200 mil aves por ano.
A propriedade possui 30 ha, divididos em dois sítios Pedacinho do Céu (10ha) e Espanhol (20ha), onde se produz soja, trigo e feijão, de propriedade de Dario e  Reginaldo Almagro, pai e filho.
A maior preocupação dos proprietários é a busca de uma renda estável  durante o decorrer do ano. Uma das metas é aumentar o rendimento num período de dois anos em 15% com cada participante da família tendo sua renda própria.  "A empresa sempre teve resultados positivos, mas como na agricultura as receitas são semestrais, a família enfrentar dificuldades com as despesas mensais", diz Adriana, esposa de Reginaldo e autora do projeto.
 
3º. Lugar
Projeto: Aquisição de plantadeira
Autores: Valquiria Vascoski Braun
Município: Teixeira Soares
Definição: O objetivo da família de Marcelo José Braun  é comprar uma plantadeira nova de 9 linhas, reduzindo gastos com manutenção,  obter maior qualidade na distribuição de sementes e fertilizantes. Com o novo equipamento a família que vive na Chácara Pavão, área de dois alqueires (e arrenda 70 alqueires), em Teixeira Soares, quer implantar o sistema de plantio direto.  Também pretende  aumentar o capital físico da propriedade, redução do custo com manutenção de implementos e plantio mais rápido. O objetivo é a realização do sonho de adquirir uma propriedade maior, diversificar as atividades  e consequentemente aumentar a segurança financeira com a redução da dependência do arrendamento para a produção de soja.  A preocupação é ter estabilidade financeira que permita dar um bom futuro ao filho, de 5 anos.
 

Veja fotos do evento: http://migre.me/6ggq5

DETI

O Departamento de Tecnologia da Informação (Deti) do Sistema FAEP/SENAR-PR, formado por profissionais da área, é responsável pela gestão tecnológica do portal da entidade, desde o design, primando pela experiência do usuário, até suas funcionalidades para navegabilidade.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio