Sistema FAEP/SENAR-PR

O RG das frutas, legumes e verduras

Código de barras permite que consumidor identifique a origem dos produtos que chegam à mesa

Quem mora em cidade raramente sabe de onde vem o alimento que consome. Mas, aos poucos, muitos produtores rurais estão implantando sistemas de rastreamento que permitem que o consumidor saiba o histórico de frutas, verduras e legumes. Entre as ferramentas da rastreabilidade está o código de barras.

Há oito anos, o produtor rural Gilberto Boutin, de Porto Amazonas, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), utiliza o código de barras para embalar maçã, ameixa, pêssego, caqui e kiwi. O uso da tecnologia resume toda a vida do produto até chegar à mesa do consumidor. “Desde que implantamos o sistema, ganhamos agilidade, segurança e identificamos onde há falhas e perdas na produção. Com a correção, há um ganho de eficiência, produtividade, além de economia de recursos e menor impacto ambiental”, explica Boutin.

Segundo ele, por meio do código de barras (uma sequência de 13 números), o consumidor consegue identificar a origem do produto. “Nós adotamos a tecnologia por causa do mercado. Muitos estabelecimentos só compram produtos com o código de barras”, observa o produtor.

Para implantar o sistema em sua propriedade rural, Gilberto se associou à GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação), uma entidade sem fins lucrativos e a única responsável pela atribuição da licença para a codificação de itens comerciais (código de barras). Primeiro, ele cadastrou cada produto e depois adquiriu um código de barras. Quem escolhe a sequência de números é um programa de computador, que segue uma lógica com barras mais finas e outras mais grossas.

Leia a matéria completa aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio