Sistema FAEP/SENAR-PR

O que é o valor de referência do Conseleite?

É necessário ter cautela quando comparar informações divulgadas por diferentes fontes

O ano de 2017 foi desafiador para a pecuária leiteira. A retração no consumo de lácteos no final da cadeia afetou todos os elos. A indústria encontrou dificuldade para comercializar os derivados lácteos, derrubando os preços dos produtos no atacado. Dentro da porteira, os produtores sofreram os impactos do estreitamento das margens pela queda nos preços pagos no segundo semestre. Dependendo da escala e do sistema produtivo, muitos produtores tiveram margens negativas no período.

Nesse cenário, os preços divulgados exercem maior impacto no mercado. Frequentemente, o valor de referência para o leite padrão divulgado pelo Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite do Estado do Paraná (Conseleite-PR) é comparado com os preços divulgados por Secretarias de Governo, Centros de Pesquisa de Universidades, Consultorias e outras fontes. No entanto, é necessário cautela nessas comparações.

Resultado da parceria entre a FAEP e o Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Paraná (Sindileite), em 2002 foi instituído o Conseleite-PR. Desde então, o Conselho divulga mensalmente o preço de referência para o leite no Estado.

Leia o artigo completo aqui.

Carlos Filho

Jornalista do Sistema FAEP/SENAR-PR. Desde 2010 trabalha na cobertura do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial). Atualmente integra a equipe de Comunicação do Sistema FAEP/SENAR-PR na produção da revista Boletim Informativo, programas de rádio, vídeos, atualização das redes sociais e demais demandas do setor.

Comentar

Boletim no Rádio

Boletim no Rádio