Sistema FAEP/SENAR-PR

O jeito alemão de usar energia renovável

Produtores e técnicos paranaenses conheceram sistemas energéticos envolvendo biogás, biomassa e solar na Alemanha

Tanto quanto às indústrias automobilísticas e de tecnologia, o setor de energia renovável da Alemanha tem sido motivo de reconhecimento mundial. Desde 2000, quando o governo definiu uma legislação específica que viabiliza, inclusive financeiramente por meio de subsídios, o desenvolvimento de pesquisas e sistemas na área de recursos alternativos, o país registra avanços significativos, a ponto de exportar projetos para nações como França, Japão, Canadá e Chile, entre outras.

Este universo alemão de energia renovável foi explorado pela delegação do Sistema FAEP/SENAR-PR durante viagem técnica pela Europa, que ainda incluiu Áustria e Itália. Os 35 integrantes, entre produtores, presidentes e delegados de sindicatos rurais, técnicos do Sistema FAEP/SENAR-PR e de empresas parceiras, tiveram a oportunidade de conhecer, em detalhes, diversos modelos do setor energético.

Clique aqui para ler a matéria completa

André Amorim

Jornalista desde 2002 com passagem por blog, jornal impresso, revistas, e assessoria política e institucional. Desde 2013 acompanhando de perto o agronegócio paranaense, mais recentemente como host habitual do podcast Boletim no Rádio.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio