Sistema FAEP/SENAR-PR

Notícias erradas e tendenciosas sobre uso de agroquímicos confundem a população

Para especialistas, debate sem critérios técnicos presta um desserviço ao Brasil

É comum vermos – na mídia e nas redes sociais – campanhas contra o uso de agroquímicos na agricultura, que colocam estes produtos como grandes vilões para a saúde humana e para o meio ambiente. Dentre os mantras repetidos incessantemente estão informações como: “Os brasileiros ingerem 7 litros de agrotóxico por ano”, “Dois terços dos alimentos produzidos no Brasil estão contaminados” e outros rumores semelhantes que colocam em cheque a importância destes produtos na produção de alimentos e que acabam sendo digeridas como verdade absoluta pelos mais desavisados.

No que pese o cuidado com esses produtos, que pela própria natureza podem trazer problemas quando mal-empregados, existe uma inegável contribuição destas tecnologias para o desenvolvimento da agricultura brasileira, que bate recordes sucessivos de produtividade, aumentando sua produção sem ser necessário aumentar a área cultivada.

Leia a matéria completa.

Antonio Senkovski

Repórter e produtor de conteúdo multimídia. Desde 2016, atua como setorista do setor agropecuário (do Paraná, Brasil e mundial) em veículos de comunicação. Atualmente, faz parte a equipe de Comunicação Social do Sistema FAEP/SENAR-PR. Entre as principais funções desempenhadas estão a elaboração de reportagens para a revista Boletim Informativo; a apresentação de programas de rádio, podcasts, vídeos e lives; a criação de campanhas institucionais multimídia; e assessoria de imprensa.

Comentar

Boletim no Rádio

Galeria | Flickr

Boletim no Rádio